Quinta-feira 23 de Novembro de 3600

50 km Marcha saem do programa olímpico a partir de Paris’2024

Não causa estranheza o facto de o Comité Olímpico Internacional acabar com a prova de 50 km Macha nos Jogos Olímpicos, segundo a informação veiculada esta segunda-feira pelo COI.

joao vieira 4 marcha

FPA

Assim sendo, João Vieira, o único português apurado – pelo menos para já – para a edição a realizar-se em 2021, será o último representante luso no mais “estratosférico” evento desportivo do planeta neste tipo de prova.

Depois de uma “guerra” movida pelas atletas do sector feminino, primeiro para que a prova fosse integrada no programa, face à igualdade de género, o COI regrediu e não autorizou que a prova fosse realizada nesta edição de 2020 (em 2021), no que foi o primeiro sinal de que a competição masculina também estaria em perigo.

Está decidido e ponto final.

De acordo com a informação do COI, poderá ser introduzida uma nova prova mista, que será definida em tempo.

O objectivo é reduzir o número de participantes, por um lado e, por outro, introduzir provas de âmbitos diferentes, mormente ligados aos “novos movimentos” relacionados com modalidades fora das tradicionais e históricas que deram origem à criação dos Jogos.

Ponto assente é que as provas dos 50 km Marcha (masculino e feminino) não constarão no calendário a partir de 2024, com lugar marcado para Paris.

 

© 3600 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.