Os 10.000 mil corredores que participaram, em média, em quatro das cinco provas (que redundou num total de cerca de 40.000 participações) que o Maratona promoveu no sistema de provas virtuais, originaram uma oferta de dez mil litros de leite à Rede de Emergência Alimentar.
Ao Maratona, ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), EDP, Vodafone, Renault, CME e Jogos Santa Casa juntou-se a Mimosa com a oferta de um litro de leite por cada participante. Estiveram disponíveis três corridas de 10 km e duas de 5 km.
À semelhança das provas habituais organizadas pelo Maratona Clube de Portugal, as corridas virtuais contaram com a participação de corredores de todas as idades, género e experiência. De realçar a adesão de mais de 500 participantes estrangeiros, dos Estados Unidos à Nova Zelândia, destacando-se o número de participantes da Alemanha, Brasil, Espanha, França e Reino Unido, num total de 58 países representados.
“Com o apoio institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude e das parcerias com a EDP, Vodafone, Renault, CME, Jogos Santa Casa e Mimosa conseguimos promover uma segunda edição de corridas virtuais, mais uma vez com inscrições gratuitas e oferta de medalhas exclusivas aos finalistas. É mais um desafio superado que dá seguimento ao objectivo maior do clube: promover a prática de desporto e de um estilo de vida saudável. Afinal, foram corridos 153.170 kms, em 25.566 horas, mesmo perante as circunstâncias. De realçar a participação da Mimosa, que permitiu ajudar a Rede de Emergência Alimentar com 10.000 litros de leite, um litro por cada participante único”, salientou Carlos Moia, presidente do MCP.
A iniciativa “Correr e Ajudar” acrescentou a importância da entreajuda a estes desafios. Com o intuito de envolver os atletas numa causa maior, esta vertente solidária quis lembrar que em tempos difíceis devemos cuidar mais uns dos outros e que, este ano em particular, é fundamental ajudar as muitas famílias em situação vulnerável.
“Nestes tempos de incerteza, em que todos somos chamados a cuidar mais uns dos outros, a Mimosa estabeleceu esta parceria com o Maratona Clube de Portugal e com a Rede de Emergência Alimentar, convidando todos os atletas a fazerem parte deste movimento, em prol do bem comum. Esta iniciativa veio juntar-se ao projecto “Cuidar e Ajudar”, uma iniciativa que decorre até 31 de Dezembro, em que sempre que comprar produtos Mimosa está a contribuir para oferecer quartos de acolhimento, pequenos-almoços e lanches às famílias e crianças apoiadas pela Associação ACREDITAR”, segundo referiu Maria José Patrício, Relações Públicas da marca.
“A mobilização de toda a sociedade neste momento tão difícil reveste-se de importância acrescida e contribui para a coesão social. A iniciativa Mimosa, em parceria com o Maratona Clube de Portugal, transversal às cinco provas virtuais, envolvendo tantos parceiros, é muito relevante pela dimensão e pelo exemplo no estabelecimento de parcerias na luta contra a fome. Permitirá garantir a muitas famílias que ficaram sem recursos ou apoios, produtos alimentares, de que necessitam em especial leite Mimosa, no âmbito da Rede de Emergência Alimentar. A gratidão que expressamos é em nome destas famílias que poderão enfrentar os próximos tempos com um apoio indispensável” frisou Isabel Jonet, Presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome.