António Bessone Basto, atleta olímpico e campeão nacional em três modalidades diferentes, foi homenageado pela Câmara Municipal de Lisboa com a outorga da Medalha Municipal de Mérito Desportivo.
A cerimónia teve lugar na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, no que foi o reconhecimento de uma longa carreira em que conquistou cerca de 1.500 medalhas e troféus nas mais variadas modalidades, tanto como atleta como dirigente. Foi campeão nacional de andebol, natação e caça submarina.
Bessone Basto “é, talvez, o melhor exemplo de eclectismo no desporto”, assinalou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, na homenagem ao ex-atleta de Judo, Karaté, Basquetebol, Ténis, Ténis de Mesa e Râguebi, entre outras modalidades.
Aos 74 anos, Bessone Basto continua a praticar desporto, e com “vontade de vencer”, título do livro que lançou em 2019. Aos amigos e familiares presentes na cerimónia, deixou uma palavra de agradecimento, alargado aos adversários, de que “é fundamental termos grandes adversários para aguçar a nossa vontade de vencer”.
Na homenagem estiveram ainda presentes o vereador do Desporto, Carlos Manuel Castro, o presidente do Clube de Futebol “Os Belenenses”, Patrick Morais de Carvalho, o presidente do Sporting Clube de Portugal, Frederico Varandas, e o presidente da Assembleia Geral do Clube Oriental de Lisboa, Nélson Rocha.
Sem dúvida um desportista dos mais eclécticos que contribuiu para a grandeza do desporto português, sendo exemplo vivo de uma geração que “deu a volta” a uma certa “atrofia” que existia neste âmbito.
Com o seu ar divertido, jogando e divertindo-se ao mesmo tempo, Bessone Basto ainda se mantém no activo e sempre disponível para poder ajudar os mais jovens a porfiar por uma carreira ao mais alto nível.