Uma nota informativa publicada pela APS no respectivo site, dá conta que, na última reunião do Comité Executivo, o Congresso AIPS 2021 foi adiado para a primeira quinzena de Março de 2022 na Itália.
Em Outubro passado, a Associação Internacional dos Jornalistas de Desporto (AIPS) convocou reuniões online com todas as Associações Nacionais e, nessa ocasião, concordaram em deixar ao Comité Executivo a decisão sobre a data do 84º Congresso do AIPS, que elegerá a nova liderança.
Dada a complexidade da situação que se vive na actualidade, devido à pandemia de Covid-19, previu-se que o encontro anual da organização em 2021 seria redesenhado, com a opção de retê-lo virtualmente, o que foi foi descartado devido ao facto de ser um congresso electivo.
O Comité Executivo decidiu adiá-lo para Março de 2022 para dar a todas as associações nacionais a oportunidade de viajar para o congresso.
Na mesma reunião, o Comité Executivo também confirmou que a cerimónia da AIPS Sport Media Awards 2020 será realizada, online, no início de Março de 2021. Nessas semanas, o Comité Executivo esteve fortemente envolvido na avaliação dos 1871 trabalhos submetidos por 129 países. Após a shortlist, será a vez do Júri da AIPS Sport Media Awards decidir sobre os três finalistas em cada uma das oito categorias no final de Janeiro de 2021.
“Foi fundamental para nós estarmos juntos com os nossos membros nestes tempos difíceis”, disse o presidente da AIPS, Gianni Merlo, acrescentando que “graças à tecnologia, reunimos várias vezes ao longo do ano com o Presidente da Associação Nacional, tendo a oportunidade de trocar ideias, entender melhor a situação de cada região e encontrar soluções positivas. Como fizemos no dia 2 de Julho, por ocasião do Dia Mundial dos Jornalistas do Desporto, é possível organizar uma espécie de convenção virtual na abertura do AIPS Sport Media Awards 2020 em Março, estando a trabalhar para estudar a melhor solução para estarmos juntos novamente, esperando para se encontrar fisicamente em 2022”.
Líder da AIPS há várias décadas, não se sabe que Gianni Merlo voltará a candidatar-se, recordando que, nos últimos tempos, tem sido o grande “motor” para o trabalho que a AIPS tem desenvolvido internacionalmente, com a consecutiva angariação de patrocinadores, com o apoio a múltiplos eventos de cariz internacional e para as Associações Nacional dos mais de centena e meia que estão filiados.