Esta quarta-feira (dia 16), a Aliança Global para a Integridade do Desporto vai levar a efeito mais um “webinar” em prol da integridade no desporto, acção que decorrerá entre as 14h30 e as 16h30 GMT e que terá como palestrantes atletas internacionais de várias modalidades.
Um deles, será o motociclista português Miguel Oliveira, que tem vindo a fazer uma época a grande nível no Moto GP, no primeiro ano na categoria principal do motociclismo mundial, tendo já vencido uma das provas, para além de ter obtido ainda um quinto e três sextos lugares, ocupando a 10ª posição na classificação geral, que terminará no próximo domingo (dia 22), no Autódromo do Algarve.
De acordo com a SIGA, agora, mais do que nunca, os atletas defendem causas pelas quais são apaixonados.
Hoje, mais do que nunca, os atletas individuais estão mudando o mundo.
De impulsionar a mudança da política governamental à liderança de movimentos sociais, o impacto do atleta vai muito além do recinto desportivo.
No entanto, como é que o atleta individual pode desempenhar um papel mais importante?
Como é que podem aumentar a conscientização da maneira melhor e mais impactante, moldar mentalidades, instigar mudanças culturais e impactar positivamente a indústria do desporto e a nossa sociedade global?
Esta Sessão Especial do SIGA irá iluminar os “Campeões do SIGA”, aqueles atletas que fazem a diferença, dentro e fora do recinto desportivo.
Aqueles atletas que usam a sua voz e as suas plataformas digitais e influenciam os outros e incorporam os valores que a SIGA defende: integridade, jogo limpo, responsabilidade social e trabalho em equipa.
Desportistas que farão perguntas difíceis como:
Como é que os atletas podem usar o desporto limpo para o bem social?
Os atletas podem fazer mais para lutar pela integridade esportiva?
Quais são os maiores desafios que os atletas enfrentam na indústria do desporto?
Qual é o impacto da pandemia global no bem-estar físico e mental dos atletas?
Como é que um atleta equilibra a necessidade de se ajustar à necessidade de desafiar o status quo?
Estes são apenas alguns dos tópicos “quentes” a serem tratados na próxima Sessão Especial.
Para além de Miguel Oliveira, campeão da Moto 2 e campeão da SIGA, também estarão presentes outras figuras do desporto internacional, como Ben Gollings, Detentor do Recorde Mundial de Rugby 7s, Ex-Capitão Inglês de Rúgbi, Treinador Master Internacional – Treinamento e Educação, Centro de Otimização; Cameron Myler, quatro vezes olímpico no luge, professor assistente clínico, Tisch Institute for Global Sport da Universidade de Nova York, árbitro, Tribunal de Arbitragem para o desporte e campeão SIGA; Karin Korb, ténis em cadeira de rodas, bicampeã paraolímpica e campeã da SIGA; Louis Saha, ex-futebolista profissional, selecção francesa, jogador do Manchester United, fundador, AxisStars e Stacey Copeland, primeira mulher britânica a ganhar o título da Commonwealth de campeã de boxe e SIGA.
O “webinar” será moderado por Ben Jacobs, locutor desportivo.
Se pretender seguir este evento, pode registar-se no site da SIGA (Sport Integrity Global Alliance).