Sábado 25 de Novembro de 5420

Portugal imbatível na qualificação para o Euro de Andebol’2022

DR / EHF EURO

DR / EHF EURO

Portugal carimbou, este domingo, uma vitória frente à Lituânia, em Vilnius, por 26-34, fazendo assim o pleno de vitórias, na primeira e segunda ronda do Grupo 4 da fase de qualificação para o europeu de Andebol’2022.

Nos sete iniciais estiveram Alfredo Quintana, Diogo Branquinho, André Gomes, Alexis Borges, Daymaro Salina, Gilberto Duarte e António Areia, com a Lituânia a começar com ao ataque onde Malasinskas foi designado para marcar mas falhou a conversão de um livre de sete metros.

Aproveitou a equipa lusa e André Gomes concretizou de seguida o primeiro golo para a formação das Quinas, numa partida de “tu cá tu lá”, com a bola a girar em função das jogadas gizadas por cada uma das equipas.

Lituânia estabeleceu a igualdade e Portugal passou para a frente por Daymaro Salina, vencendo aos 10 minutos por 3-7. Cinco minutos mais tarde, a formação lituana conseguiu reduzir para um golo de diferença (8-9) para, dois segundos mais tarde, Paulo Pereira a pedir time-out. Miguel Martins volta a ampliar a contagem, aos 21 minutos de jogo, e João Ferraz a aumentar a contagem após defesa de Alfredo Quintana chegando-se ao final do primeiro tempo com Portugal com uma vantagem de quatro golos (14-18).

No segundo tempo, Alfredo Quintana continuou a brilhar na baliza lusa, dificultando o ataque da Lituânia, enquanto Portugal esteve com dificuldades em concretizar, mas acabou por ampliar a vantagem gradualmente, vencendo por 10 golos, quando faltavam vinte minutos para o final do encontro, forçando o time-out da equipa adversária.

DR / EHF EURO

DR / EHF EURO

A Lituânia ainda tentou alterar o rumo do encontro mas só deu Portugal, que acabou o encontro com uma vitória por 26-34. Pedro Portela foi o melhor marcador do encontro, com 5 golos, e Alfredo Quintana recebeu o prémio de melhor jogador do encontro.

Paulo Pereira, seleccionador nacional, fez o balanço do encontro ao site da Federação de Andebol de Portugal e salientou que “antes de mais, gostaríamos de dedicar esta vitória ao Tiago Rocha e à memória do seu pai, falámos sobre isto antes do jogo e achámos que o Tiago merece esta vitória. Quanto ao jogo, embora se viva melhor sem comparações, se olharmos ao jogo que fizemos aqui há dois anos atrás creio que estamos no bom caminho. O nosso propósito, neste momento, é continuar a construir esta equipa para alcançar coisas grandes, sentimos que é possível e vamos continuar a fazê-lo. Parabéns aos atletas que se adaptaram muito bem ao que lhes foi pedido no plano de jogo”.

Um triunfo de alto nível, tal como foi o primeiro, pelo que a equipa está a cumprir o que prometeu na primeira fase do apuramento, sendo de esperar mais e melhor. É disso que se espera. Sempre!

© 5420 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.