O seleccionador nacional, Paulo Pereira, divulgou o lote de 35 atletas disponíveis para os embates com Israel e Lituânia, das duas primeiras rondas de Qualificação do EHF Euro 2022.
Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, inaugurou a conferência de imprensa, que teve lugar online, destacando a importância do desporto nas camadas jovens, salientando que “a época 2019/2020 foi uma época de excelência para as selecções nacionais, mas agora vamos iniciar um intenso e novo ciclo, que começa com esta qualificação para o EHF Euro 2022 e culminará no Torneio Pré-Olímpico. É com a ambição de sempre que enfrentamos estes novos desafios. Apesar da redução dos apoios e do aumento dos custos, isto não nos tira o foco do que está em cima da mesa. Com confiança, ambição e trabalho conquistaremos os nossos objectivos”, rematou.
Também Paulo Pereira, seleccionador nacional, realçou a importância do desporto, afirmando que “tentaremos continuar a solidificar a nossa posição a nível internacional, neste momento que é de grande ambiguidade, com a gestão feita dia-a-dia e, daí, a lista alargada de trinta e cinco, que será reduzida para 18 na segunda-feira. Este contexto vai exigir de nós uma capacidade de adaptação incrível, para continuarmos a manter uma performance elevada. Mantenho uma confiança acérrima nos nossos atletas, sinto que a motivação existe e que queremos continuar a fazer tudo o que temos planeado. Tenho muita confiança neles. Para finalizar, gostaria de realçar que é muito triste vermos os escalões de formação nesta situação, porque existem atletas que poderão não vivenciar a passagem por determinado escalão, o que poderá trazer grandes consequências no futuro”.
Portugal disputará a primeira ronda de qualificação no dia 4 de Novembro, frente a Israel, com transmissão na RTP2 e no dia 8 jogará com a Lituânia, em Vilnius.
Os jogos ora escolhidos são: Gustavo
Capdeville (Benfica), Digo Valério (VFL Gummersbach), Humberto Gomes (Póvoa Andebol Clube), Alfredo Quintana (F. C. Porto), Manuel Gaspar (Sporting), Diogo Branquinho (F. C. Porto), Sérgio Barros (P. Timisoara), Leonel Fernandes (F. C. Porto), Ricardo Mourão (Águas Santas), João Pais (Benfica), Pedro Portela (Tremblay), António Areia (F. C. Porto), Carlos Martins (Benfica), Miguel Alves (F. C. Porto), Francisco Tavares (Sporting), Alexis Borges (Montpellier), Luís Frade (FC Barcelona), Tiago Rocha (Sporting), Daymaro Salina (F. C. Porto), Victor Alvarez Iturriza (F. C. Porto), Gilberto Duarte (Montpellier), André Gomes (F. C. Porto), Salvador Salvador (Sporting) Martim Costa (F. C. Porto), Fábio Magalhães (F. C. Porto), Pedro Seabra (Águas Santas), Miguel Martins (F. C. Porto), Diogo Oliveira (HSC Suhr Aarau), Rui Silva (F.C. Porto), André José (ABC And SAD), João Ferraz (HSC Suhr Aarau), Belone Moreira (Benfica), Jorge Silva (BM Nava), Angel Zulueta Hernandez (Al Duhail) e Diogo Silva (F. C. Porto).