Domingo 25 de Novembro de 9455

Etapa 20 com um final de “gritos” nas Montanhas do Giro de’Italia

Na 20ª e penúltima etapa do Giro d’Italia’2020, que se corre este sábado entre Alba e Sestrieri, os ciclistas ainda em prova vão despedir-se das Montanhas, um prémio que está praticamente às costas do português Ruben Guerreiro.

O ciclista luso tem uma vantagem de 112 pontos sobre o segundo classificado, suficiente até para não pontuar em nenhuma das quatro contagens, qual delas a “pior”, porque começa com uma de 2ª categoria (2.021 metros ao km 137,9) e seguem-se três de primeira: 2.035 metros aos 163,3 km; 1.545 metros ao km 183,2 e 2.035 metros ao km 190, na chegada a Sestrieri.

DR

DR

 

Será também a última oportunidade para João Almeida tentar ainda voltar ao pódio, do qual está a apenas 2m16s, o que poderá surgir se a equipa também ajudar (como acabou por acontecer nesta sexta-feira, em que o ciclista português chegou à meta na companhia de mais dois colegas de equipa, dentro do “grande” pelotão. Aguardemos que ainda consiga ter estofo, em especial mental, para que as pernas funcionem de acordo com as “necessidades” na procura da justiça dos 16 dias com a camisola de líder. Seria bonito e … justificado desportivamente!

Entretanto, na etapa desta sexta-feira, nada de anormal se passou, porquanto todos os do “top ten” mantiveram os mesmos lugares, no qual se inclui João Almeida, que se mantêm na quinta posição, bem como Ruben Guerreiro que também manteve o 37º na geral.

O vencedor foi o checo Josep Cerny (CCC Team), que cobriu os 124 km, entre Morbegno e Asti, no tempo de 2h30m40s, à média de 49,381 km/h, considerando que o perfil da etapa (19ª) era praticamente a descer.

DR

DR

Cerny superiorizou-se ao belga Victor Campenaerts (NTT Pro Cycling), a 18 segundos; ao italiano Jacopo Masca (TREK-Segafredo), a 26 segundos; ao australiano Simon Clarke (EF Pro Cycling) e ao belga Ilgo Keisse (Deceuninck-Quick-Step), ambos com o mesmo tempo.

João Almeida (Deceuninck-Quick-Step) chegou no 18º lugar e Rúben Guerreiro (EF Pro Cycling) completou na 82ª posição, também incluídos no pelotão que ficou a 11m43s do vencedor.

Na classificação geral, Wilco Kelderman (Sunweb) mantêm a liderarança, com um total de 80h29m19s, à frente de Jai Hindley (Sunweb), a 12 segundos, e de Tao Geoghegan (Ineos Grenadiers) a 15 segundos. Quarto lugar para Pello Bilbao (Barhain-McLaren) a 1m19s e na quinta posição manteve-se João Almeida (Deceuninck-Quick-Step), a 2m16s.

Ruben Guerreiro manteve-se no 37º post,) ficando a 1h55m43s.

O francês Arnaud Démare (Groupama-FDJ) continua a liderar a Camisola dos Pontos; Rúben Guerreiro é líder definitivo na Montanha (soma 234 pontos contra 122 do belga Thomas de Gendt); na Juventude liderança para Jai Hindley, enquanto João Almeida desceu à terceira posição).

Nas equipas, a Ineos Grenadiers continua no comando.

A competição termina no domingo, com a realização de um contra-relógio individual, para fechar em beleza e ainda com direito a eventuais surpresas.

Na foto (organização da prova) estão os dois primeiros classificados da geral, os que “deram cabo” da excelente carreira de João Almeida até anteontem.

© 9455 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.