A Associação dos Treinadores de Atletismo de Portugal (ATAP Atletismo), com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, promoveu o primeiro Seminário de Treino, enquanto consagrou alguns dos seus associados e pares, com destaque para o Prémio Carreira, em homenagem (e com o seu nome) ao Prof. Moniz Pereira.
O destinatário foi o também treinador António Fonseca e Costa (técnico dos mais antigos e responsável pela carreira de campeões como Aurora Cunha e Luís Jesus, entre outros), prémio que foi entregue precisamente por Luís Jesus, na qualidade de presidente da Associação de Atletismo de Lisboa, de acordo com o divulgado pela Federação Portuguesa de Atletismo.
Para o homenageado, “receber o Prémio Moniz Pereira dá-me prazer, porque a minha relação com ele era estranha, eu estava no Benfica e ele no Sporting. Eu estabeleci alguns princípios, a nível de técnica de corrida. E um dia disse-lhe, que consegui fazer tudo o que o professor fez – não consegui o campeão olímpico – só não consigo fazer uma coisa: fados como você fez, tendo ficado espantado”.
Na oportunidade, foram ainda entregues os prémios aos treinadores do ano nas várias vertentes do atletismo e, ainda, ao treinador do ano, de forma global, a Paulo Reis, técnico, entre outros, de Auriol Dongmo, Eliana Bandeira e Ruben Antunes, prémio que foi entregue por José Silva, presidente da ATAP.
José Uva, mostrou-se “feliz com a iniciativa da ATAP, porque dá oportunidade a levantar a voz colectiva, depois dos sucessos individuais dos treinadores. Tenho de agradecer à minha família, tenho de partilhar o prémio com os atletas que treino e que treinei no passado. Agradecer aos dirigentes, que deram possibilidade à concretização das condições de treino que temos e de conseguir ser treinador a tempo inteiro; aos treinadores e às pessoas da minha equipa”.
Foram entregues, por elementos dos órgãos sociais da ATAP Atletismo, os prémios aos treinadores do ano, por sector. Assim, Rui Norte recebeu a distinção da velocidade e barreiras, pelas mãos de João Abrantes; Paulo Murta, recebeu a distinção de meio-fundo e fundo, pelas mãos de Carlos Fernandes; Anabela Leite, recebeu a distinção de treinador de atletismo adaptado, pelas mãos de José Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal; Paulo Reis, recebeu o prémio relativo aos lançamentos, pelas mãos de Fonseca Antunes; José Uva, recebeu a distinção de saltos e provas combinadas, pelas mãos de João Ganço.
Com os professores Paulo Barrigana e António Beça a serem responsáveis pela primeira parte do seminário, dedicada ao salto em altura, a segunda parte do seminário foi dedicada ao meio-fundo e fundo, com apresentações de Rui Silva, sobre o treino de Isaac Nader, e Paulo Murta, sobre o treino de Ana Cabecinha.
O Seminário, que tem uma componente presencial e outra por zoom, continua durante a tarde deste domingo.