Sexta-feira 26 de Novembro de 0877

Fonseca e Costa recebeu prémio “Carreira-Moniz Pereira”

A Associação dos Treinadores de Atletismo de Portugal (ATAP Atletismo), com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo, promoveu o primeiro Seminário de Treino, enquanto consagrou alguns dos seus associados e pares, com destaque para o Prémio Carreira, em homenagem (e com o seu nome) ao Prof. Moniz Pereira.

Atl-ATAP-Carreira-FonsecaCosta-17-10-2020O destinatário foi o também treinador António Fonseca e Costa (técnico dos mais antigos e responsável pela carreira de campeões como Aurora Cunha e Luís Jesus, entre outros), prémio que foi entregue precisamente por Luís Jesus, na qualidade de presidente da Associação de Atletismo de Lisboa, de acordo com o divulgado pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Para o homenageado, “receber o Prémio Moniz Pereira dá-me prazer, porque a minha relação com ele era estranha, eu estava no Benfica e ele no Sporting. Eu estabeleci alguns princípios, a nível de técnica de corrida. E um dia disse-lhe, que consegui fazer tudo o que o professor fez – não consegui o campeão olímpico – só não consigo fazer uma coisa: fados como você fez, tendo ficado espantado”.

Atl-ATAP-PauloReis-17-10-2020Na oportunidade, foram ainda entregues os prémios aos treinadores do ano nas várias vertentes do atletismo e, ainda, ao treinador do ano, de forma global, a Paulo Reis, técnico, entre outros, de Auriol Dongmo, Eliana Bandeira e Ruben Antunes, prémio que foi entregue por José Silva, presidente da ATAP.

José Uva, mostrou-se “feliz com a iniciativa da ATAP, porque dá oportunidade a levantar a voz colectiva, depois dos sucessos individuais dos treinadores. Tenho de agradecer à minha família, tenho de partilhar o prémio com os atletas que treino e que treinei no passado. Agradecer aos dirigentes, que deram possibilidade à concretização das condições de treino que temos e de conseguir ser treinador a tempo inteiro; aos treinadores e às pessoas da minha equipa”.

Foram entregues, por elementos dos órgãos sociais da ATAP Atletismo, os prémios aos treinadores do ano, por sector. Assim, Rui Norte recebeu a distinção da velocidade e barreiras, pelas mãos de João Abrantes; Paulo Murta, recebeu a distinção de meio-fundo e fundo, pelas mãos de Carlos Fernandes; Anabela Leite, recebeu a distinção de treinador de atletismo adaptado, pelas mãos de José Lourenço, presidente do Comité Paralímpico de Portugal; Paulo Reis, recebeu o prémio relativo aos lançamentos, pelas mãos de Fonseca Antunes; José Uva, recebeu a distinção de saltos e provas combinadas, pelas mãos de João Ganço.

Com os professores Paulo Barrigana e António Beça a serem responsáveis pela primeira parte do seminário, dedicada ao salto em altura, a segunda parte do seminário foi dedicada ao meio-fundo e fundo, com apresentações de Rui Silva, sobre o treino de Isaac Nader, e Paulo Murta, sobre o treino de Ana Cabecinha.

O Seminário, que tem uma componente presencial e outra por zoom, continua durante a tarde deste domingo.

© 0877 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.