O Sporting ganhou a 6.ª Taça de Portugal masculina da sua história, depois de ultrapassar o FC Porto por 87-78. Os “leões” não ganhavam este troféu desde 1980.
O jogo disputado no Multiusos de Ovidelas teve duas partes distintas, com os “azuis e brancos” quase sempre na frente do marcador até ao intervalo, indo para os balneários com uma vantagem de dois pontos (44-42).
A meio do terceiro quarto, os “leões” aceleraram rumo ao triunfo, e com um parcial de 8-0 viraram as contas a seu favor, nunca mais largando o comando.
O clube de Alvalade esteve em melhor plano a partir da linha de dois pontos (57% de eficácia contra 40% dos “dragões”) e beneficiou dos 15 turnovers do adversário, numa final em que teve como principais elementos John Fields, MVP Tissot (18pts), James Ellisor (24pts), Travante Williams (11pts) e Francisco Amiel (10pts).
Por seu turno, no FC Porto, que se mostrou mais certeiro no tiro exterior (12 triplos contra 7 dos “verde e brancos”), destacaram-se Max Landis (21pts), Brad Tinsley (15pts) e Larry Gordon (14pts).
Entretanto, Portugal foi escolhido para receber e organizar as janelas de qualificação da FIBA que serão jogadas em “bolhas” em Novembro deste ano. A decisão saiu da reunião do board da FIBA realizada na manhã desta quinta-feira em videoconferência.
Entre as três possíveis soluções para acolher a janela de pré-qualificação para o Mundial FIBA 2023, Matosinhos, palco de eleição para competições internacionais, foi escolhida ao invés de Minsk e Nicosia para acolher a “bolha” que será montada para receber o Grupo A, composto por Portugal, Chipre, Bielorrússia e Albânia.
Também em Novembro, Portugal acolhe a janela de qualificação para o Eurobasket feminino 2021, com Odivelas a receber o Grupo G onde, além da equipa das quinas, está presente a Bélgica, a Ucrânia e a Finlândia.