Yahima Ramirez, ao conseguir um 7º lugar no europeu que este sábado terminou na cidade russa de Chelyabinsk, poderá ter aberto a porta para entrar nos Jogos de Londres, se bem não tenha alcançado o seu objectivo de chegar ao pódio.
Ainda assim, Yahima terá que esperar que as instâncias internacionais determinem se entra ou não nas vagas que estão regulamentadas.
Num breve resumo, pode afirmar-se que Portugal voltou a estar a alto nível neste europeu, com Telma Monteiro a conquistar a sua quarta medalha de ouro, às quais soma mais uma de prata e três de bronze.
Para além deste ouro, Portugal conquistou ainda três sétimos lugares (Joana Ramos, Ana Hormigo e Yahima Ramirez) de honra, que levou o país ao 8º lugar na classificação entre os 29 países (dos 45 presentes) que conquistaram medalhas, sendo ainda 13º em termos colectivos (pontuação pelos lugares conquistados entre no 1º e o 7º posto), o que também é excelente.
João Pina (bicampeão europeu), que perdeu no primeiro combate – não se encontrava em condições físicas para poder fazer melhor, receando piorar – ficou de fora de qualquer luta, aguardando que recupere para os Jogos, enquanto Nuno Carvalho e Diogo Lima perderam o primeiro combate.
Como se esperava, a Rússia foi a mais medalhada, com nove (5 de ouro, três de prata e uma de bronze), seguida da França, com 6 (2-1-3) e da Roménia, com 2 (ambas de ouro).
Neste campeonato estiveram presentes 379 judocas (216 masculinos e 163 femininos) de 45 países europeus.