Sábado 01 de Novembro de 8549

Telma Monteiro campeã pela quarta vez

telma_monteiro_3Pela quarta vez no espaço de seis anos, Telma Monteiro sagrou-se, de novo, campeã europeia na categoria dos -57kg, no decorrer da competição que esta quinta-feira se iniciou na cidade russa de Chelyabinsk.

Na verdade, Telma confirma-se dia a dia como a melhor europeia e uma da melhores do mundo – recorde-se que, no ano passado, conquistou a medalha de prata no campeonato efectuado em Tóquio (Japão) – e, desta vez, levou de vencidas nada menos do que cinco adversárias de gabarito.

Começou com a turca Nazlican Ozerlev, seguiu-se a russa Irina Zabludina, depois a húngara Hedvig Karakas, a francesa Sarah Loko também ficou pelo caminho e, finalmente, foi a vez da grega Ioulietta Boukouvala ficar pelo “tatami”, regozijando-se apenas com a prata. Um ouro que dá mais alento a Telma para os Jogos de Londres.

Com, este título, Telma deverá manter o terceiro lugar no ranking mundial e melhorar na listagem dos melhores europeus do ano, onde é 8ª.

Com a presença em Londres garantida ainda antes deste europeu (pela posição que detém no ranking mundial), Telma também já tem companhia assegurada, com as presenças de João Pina (o campeão europeu em título, desde há dois anos) e Joana Ramos, ainda pela posição assumida no ranking (13ª mundial e 8ª na Europa) e porque foi medalha de prata o ano passado.

Joana Ramos também esteve esta quinta-feira no tapete mas não foi além de um 7º lugar na sua categoria (-52). Iniciou a prova a vencer a britânica Sophie Cox, ganhou à russa Natália Sinistyna, perdendo com a alemã Mareen Kralh e, na repescagem, nova derrota, desta vez frente à espanhola Ana Carrascosa.

Sétimo lugar que também foi conseguido por Ana Hormigo (-48 kg), que começou por ganhar à espanhola Oiana Blanco e à britânica Hayley Willis, perdendo depois com a russa Nataliya Kondratyeva. Repescada, perdeu com a francesa Frederique Jossinet.

Nesta categoria, Leandra Freitas começou e acabou no primeiro combate ao perder com a sérvia Ljiljana Savanovic.

Na competição masculina, apenas Nuno Carvalho (-60 kg) esteve em prova e perdeu o primeiro combate com Yann Siccardi (Mónaco), ficando pelo caminho.

Com os resultados já conhecidos, Ana Hormigo já não tem hipóteses de seguir para Londres. As únicas dúvidas referem-se a Diogo Lima e a Yahima Ramirez, que saberemos esta sexta-feira e sábado.

No final desta primeira ronda, a Rússia já vai no comando das medalhas, com duas de ouro e uma de prata, à frente da Roménia (2 de ouro) e de Portugal, com uma de ouro.

Registe-se que neste campeonato estão presentes 379 judocas (216 masculinos e 163 femininos) de 45 países europeus.

Em termos de prémios, o valor global é de setenta mil euros.

Para esta sexta-feira, o campeão europeu João Pina (-73 kg) tem trabalho árduo pela frente, começando pelo israelita Iosef Palelashvili e, nos -81 kg, Diogo Lima vai iniciar os combates com o russo Murat Khabachinov, sendo os únicos portugueses em actividade neste dia. Restará Yahima no sábado.

 

 

© 8550 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.