Depois do empate na primeira mão, na Roménia, o Sporting conseguiu, esta terça-feira, no Pavilhão Rocha, afastar os romenos do Dobrogea Sud Constanta ao vencer por 22-21.
Os leões entraram algo nervosos na partida, mas conseguiram permanecer no comando do marcador até aos 15 minutos de jogo, tendo mesmo alcançado uma vantagem de dois golos nos instantes iniciais.
Após a metade da primeira parte, era uma questão de tempo até os romenos consumarem a reviravolta, uma vez que a eficácia verde e branca era escassa, com algumas bolas nos postes e devido também à boa prestação do guardião do Dobrogea, Ionut Iancu.
A cinco minutos do final do primeiro tempo foi a vez da formação romena alcançar dois golos de vantagem, chegando ao 8-10, apesar de o Sporting mostrar melhor rendimento defensivo que na primeira mão, na Roménia, atingindo-se o intervalo com um 10-12 para os romenos.
Durante os primeiros cinco minutos do segundo tempo, a formação romena esteve em evidência, com 3 golos marcados, contra apenas 1 dos leões.
Após esse período menos positivo, Matevz Skok ajudou a equipa portuguesa a reduzir até à margem mínima (14-15), até o Dobrogea conseguir, de novo, 3 golos de vantagem (14-17), aos 40 minutos.
A meio da segunda-parte, o Sporting CP conseguiu aumentar a eficácia aos seis metros – Matevz Skok continuou em evidência – e o tão ambicionado empate acabou mesmo por chegar.
A equipa de Rui Silva sofreu uma contrariedade pouco depois, quando Frakis Carol foi expulso da partida por acumulação de exclusões, mas nem isso impediu que o Sporting recuperasse, pela primeira vez no segundo tempo, a liderança do marcador (19-18), pelas mãos de Francisco Tavares – que acabou por se afirmar como o melhor marcador da partida, com 7 golos apontados. Numa recta final de loucos, os leões conseguiram mesmo manter a vantagem e acabaram por fixar um triunfo por 22-21, que garantiu a presença na fase de grupos da European League.
Recorde-se que, na Roménia, os leões fizeram uma boa exibição e empataram a 27 golos.