Norberto Mourão conquistou a medalha de prata na Taça do Mundo de Velocidade em Paracanoagem, competição que decorre na cidade de Szeged (Hungria), enquanto Fernando Pimenta se apurou para duas finais e Joana Vasconcelos para duas meias-finais.
O paracanoísta português terminou a prova de VL2 200 metros, com o tempo de 1.00.83 minutos, apenas atrás do russo Igor Korobeynikov, que se sagrou vencedor, com o registo de 59.56 segundos. O pódio ficou completo com o 3.º lugar do húngaro Tamas Juhasz, com a marca de 1.03.48 minutos, de acordo com a informação veiculada pela Federação Portuguesa de Canoagem.
“Terminei o primeiro dia de provas na Taça do Mundo, com um excelente 2.º lugar”, referiu Norberto Mourão, sublinhando que a prova em Szeged corresponde à “única competição do ano”. “A prova foi disputada em condições complicadas, com vento forte de frente”, destacou o paracanoísta, que, este sábado, compete na prova de teste de VL2 500 metros.
“Não terá direito a medalha, é mesmo só de teste para o futuro. No entanto, vamos com tudo”, expressou o atleta da equipa nacional.
No primeiro dia, esta sexta-feira, Fernando Pimenta garantiu o apuramento para a final (marcada para este sábado) de K1 500 metros ao classificar-se no 6º lugar nas meias-finais, com o tempo de 1.47,15, depois de ter feito 1.56,33 na primeira eliminatória.
No K1 1.000 metros, Fernando Pimenta venceu a primeira eliminatória, com o tempo de 3.52,50 minutos, tendo sido segundo na geral do apuramento, apurando-se directamente para a final, também neste sábado.
Pimenta competirá ainda (no domingo) na final de K1 5.000 metros.
Joana Vasconcelos, por seu lado, a passagem às meias-finais das provas de K1 200 metros e K1 500 metros.
Na distância mais curta, a canoísta portuguesa terminou a eliminatória na 2.ª posição, com o tempo de 45.93 segundos, atrás da russa Natalia Podolskaia (44,55 segundos), apurando-se para a meia-final, marcada para este sábado.
Quanto à prova de K1 500 metros, Joana Vasconcelos ganhou a primeira eliminatória, com o registo de 2.03.19 minutos, registo com que se apresentará na meia-final, também este sábado.