Domingo 26 de Novembro de 4254

Marcos Freitas e João Monteiro em Londres

fp_tenis_mesaTénis de Mesa

Marcos Freitas e João Monteiro, depois de brilhantes actuações, lograram o apuramento para os Jogos Olímpicos de Londres, desiderato que se verificou no decorrer Torneio de Qualificação Olímpica que termina este domingo no Luxemburgo.

Ganhando todos os jogos das fases em que estiveram envolvidos, os dois melhores mesa tenistas portugueses vão estar nos Jogos Olímpicos pela segunda vez, o que é um feito extraordinário para o desporto português.

Depois de ter limpo a ronda inicial, na segunda Marcos Freitas venceu, consecutivamente, o eslovaco Thomas Keinath (4-0), o britânico Liam Pitchford e o francês Emmanuel Lebesson (4-0), ganhando o grupo Q e, com ele, o apuramento para Londres, independentemente do resultado que fizer na última fase, marcada para este domingo.

Por seu lado, João Monteiro derrotou o russo Kirill Skachkov (4-0), o croata Andrfej Gacina (4-0) e o bielorrusso Evgueni Chtchetinine (4-2), vencendo o grupo S e também o passaporte para Londres.

Com estes dois atletas, Portugal soma 59 atletas em Londres.

Menos sorte teve Tiago Apolónia, no grupo T, que venceu o ucraniano Oleksandr Didukh (4-1) e perdeu com o húngaro Adam Pattantyus (4-1), sendo repescado para a fase seguinte (grupo V). Aí venceu o ucraniano Yaroslav Zhmudenko (4-2) e o húngaro Daniel Kosiba (4-0), perdendo o terceiro jogo com o sérvio Alexandar Karakosevic (4-2), perdendo a hipótese de seguir também para Londres.

No sector feminino, das três participantes lusas só Lei Huang Mendes passou à segunda fase, tendo ganho à austríaca Qiangbing (4-3) e perdendo com a croata Tâmara Boros, pelo mesmo resultado. Repescada para a fase seguinte, perdeu com a polaca Katarzyna Grzybowska por 4-0. Ainda assim, Lei Mendes passou, por repescagem, para a quarta fase, onde venceu a espanhola Sara Ramirez, por 4-3.

Este domingo, Marcos Freitas e João Monteiro estarão à procura de mais um lugar ao sol.

 

© 4254 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.