Vasco Vilaça, depois de uma prova com grande atitude e com alguma surpresa geral, sagrou-se vice-campeão mundial de Triatlo, na competição que se efectuou na cidade alemã de Berlim.
Vilaça cumpriu as três provas (natação, ciclismo e corrida a pé) da competição no tempo de 49.15, a dois segundos do vencedor – o francês Vincent Luis – depois de um trabalho incansável para fazer o melhor, superando-se até às melhores perspectivas que tinha.
João Silva, teoricamente o mais forte, pela experiência que tem, concluiu no 22º lugar, com 50.14.
Na prova feminina, Melanie Santos foi a melhor portuguesas mas na 42ª posição, com 57.26, bem longe da vencedora, a britânica Georgia Taylor-Brown, que registou 54.16.
Gabriela Ribeiro, a outra lusa presente, completou no 52º lugar.
A competição terminou este domingo, com a realização da prova de estafeta-mista, em que a equipa nacional – composta por Melanie Santos, João Silva, Gabriela Ribeiro e o próprio Vasco Vilaça – foi eliminada porque, ao ter uma volta de atraso, teve que abandonar a competição, conforme estipula o respectivo regulamento.
O título foi conquistado pela formação de França, formada por Leonie Perault, Cassandre Beaugrand, Léo Bergere e Dorian Coninx, com 1.18.25.
Entretanto, Alexandre Montez (Portugal) venceu mais uma etapa da Taça Europeia de juniores, competição que teve lugar em Banyoles (Espanha).
Montez chegou ao fim com o registo de 53.16 minutos, à frente dos espanhóis Estaban Basanta Fouz e Joan Reixach Abril, que ficaram a 16 e 44 segundos.
João Chagas chegou no quinto lugar (54.10), seguido de Gonçalo Oliveira (8º com 54.31) e Rodrigo Rodrigues (10.º com 55.08).
Maria Tomé foi a melhor portuguesa, ao ficar na segunda posição (1h00m26s), batida pela espanhola Helena Moragas Molina (11 segundos), enquanto Inês Rico terminou na quinta posição (1h00m54s).