O francês Nans Peters (AG2R-La Mondiale) aproveitou uma descida oportuna (estudou bem a lição!) e fugiu a toda a gente para vencer a 8ª etapa do Tour de France, disputada este sábado entre Cazères e Loudenvielle, em plenos Pirinéus.
Peters cumpriu os 141 km, entre Cazères e Loudenvielle, em 4h02m12s, com uma vantagem de 47 segundos sobre o letão Toms Skujins (Trek-Segafredo) e o espanhol Carlos Verona (Movistar Team), com o mesmo tempo, que chegaram nos lugares do pódio.
Nesta etapa, Nelson Oliveira (4.26.51) não “acompanhou” tão bem as “curvas da etapa” e não foi além do 58º posto, a 24m.39s do vencedor, caindo para a mesma posição na geral e mais distante do primeiro lugar (está agora a 44.45.
Completaram esta etapa, já a cheirar a “descanso”, 168 ciclistas, com quatro a terem que abandonar no dia de hoje.
Na classificação geral, o britânico Adam Yates (Michelton –Scott) mantém-se na liderança, com 34.44.52, com três segundos de vantagem sobre o segundo, o esloveno Primoz Roglic (Team Jumbo-Visma) e nove sobre o francês Guillaume Martin (Cofidis). Outro francês, Romain Bardet (AG2R La Mondiale), subiou ao quarto lugar, a 11 segundos, enquanto o quinto lugar é ocupado pelo colombiano Ergan Bernol (Ineos Grenadiers), a 13 segundos.
Neste domingo (9ª etapa) mantém-se na alta montanha – entre Pau e Laruns – com duas contagens de primeira categoria (a primeira aos 69 km, com 1.440 metros de altura e, a segunda, aos 135 km, para 1.035 metros), havendo ainda duas de terceira e uma de quarta ao longo de 153 km num sobe e desce que pode dar muito que falar, a última corrida antes do dia de descanso (2ª feira), quando a comitiva rumará (de avião) para I’le de Olèron, onde será a partida da 10ª etapa, na terça-feira.