Nelson Oliveira, metro a metro, vai cumprindo no dia-a-dia e aproveita para ir subindo uns furos na classificação geral, tendo chegado, esta quarta-feira, ao 62º, o seu melhor desde a partida (sábado passado).
Wout Van Aert (Team Jumbo-Visma) foi o vencedor desta quinta etapa, entre Gap e Privas, numa distância de 183 km, que cumpriu com 4.21.22, numa ligação em que 68 ciclistas chegaram ao fim com o mesmo tempo, na linha do que acontecera na véspera.
Na linha final, suplantou todo o pelotão, deixando nos lugares do pódio Cees Bol (Team Sunweb) e Sam Bennett (Deceuninck-Quick-Step).
Nelson Oliveira chegou no 66º lugar, dentro do grupo líder, o que garantiu a subida de seis lugares em relação ao dia de terça-feira.
Na geral, o britânico Adam Yates (Michelton-Scott) “roubou” a liderança a Julian Alaphilippe (Deceuninck), mercê das bonificações atribuídas aos três primeiros classificados, ficando com 22.28.30, à frente de Primoz Roglic (Jumbo-Visma), a 4 segundos e de Tadej Pogacar (UAE Team Emirates), a 7 segundos. Guillaume Martin (Cofidis) está a 9s e Egan Bernal (Ineos) ficou a 13 segundos, tudo muito pouco para o que ainda falta.
Nelson Oliveira ficou agora no 62º lugar, como se referiu atrás, a 17.40 do líder da prova, tendo-se percorrido já 882,5 km nestas cinco etapas cumpridas.
Nas equipas, a Ef Pro Cycling subiu ao primeiro lugar, com um total de 67.26.52, à frente da Trek-Segafredo (a 32s) e da Team Jumbo-Visma (a 40s).
Nos pontos comanda Sam Bennett (Deceuninck-Quick-Step), com 123, enquanto na montanha é líder Benoit Cosnefray (AG2R La Mondiale), com 23 pontos, enquanto na juventude é Tadej Pogacar a comandar com 22.28.37, jovem que está no terceiro lugar da geral.
Esta quinta-feira decorrerá a 6ª etapa, entre Le Teil e Mont Aigoual, uma prova recheada de montanhas, sendo uma de categoria B (1.351 metros) e outra de primeira A (1.560 metros) – ver perfil – onde se fará a chegada, num total de 191 km.
Uma etapa para dar que falar e dar um “safanão” (ou não) na tabela classificativa.