O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que se apresentou nos últimos metros com mais força física depois de mais de quatro horas de prova, foi esta terça-feira o vencedor da quarta etapa do Tour de França, ganhando ao sprint na chegada a Orcières-Merlette.
Roglic fazia parte do grupo de dezena e meia de ciclistas que andaram em boa velocidade, depois de deixarem o grande pelotão para trás, grupo que encabeçou alguns dos principais favoritos, no qual esteve o ainda camisola amarela Julian Alaphilippe (Deceuninck-QuickStep).
Na final de 160,5 km, depois da partida ter sido dada em Sisteron, Roglic impôs-se ao ‘sprint’ ao compatriota Tadej Pogacar (UAE Emirates), segundo, e ao francês Guillaume Martin, terceiro, com o tempo de 4h07m47s, final de etapa empolgante, com vários candidatos em luta pelos melhores lugares, numa luta em que os “esticões” se fizeram sentir até final da corrida, em que os dezasseis primeiros foram cronometrados com o mesmo tempo do vencedor.
Com este triunfo, Roglic subiu ao 3º lugar da geral, o mesmo sucedendo com o seu compatriota Tadej Pogacar que, depois de ser segundo na etapa, subiu ao quarto lugar da geral, ainda que a diferença não seja muito significativa, porquanto entre os cinco primeiros apenas existem 13 segundos, com a “procissão” a seguir ainda no “adro” da igreja.
Terceiro lugar na etapa para o francês Guilhaume Matin (Cofidis), seguindo-se o colombiano Nairo Quintana (Team Arkea-Samsic) e o francês Julian Alaphilippe, que se mantém de amarelo na frente da corrida.
Nelson Oliveira (Movistar Team) entrou na 80ª posição, com 4.16,35, a 8m48s do vencedor.
Na Geral, o francês Alaphilippe (Deceuninck-Quick Steo) soma agora 18h07m04s, seguindo-se o britânico Adam Yates (mitchelton-Scott), com 18h07m08s, e Primoz Roglic (Jumbo-Visma), com 18h07m11s.
Nelson Oliveira fixou-se na 68ª posição, a 15m44s do comandante.
Por equipas, ao Team Jumbo-Visma vai na frente (12h23m30s), à frente da Ef Prod Cycling (12h25m04s), Trek-Segafredo (12h.24.36), Movistar Team (equipa de Nelson Oliveira) com 12h25m08s e Ineos Grenadiers (12h25m15s).
Esta quarta-feira decorrerá a 5ª etapa, entre Gap e Privas, numa distância de 183 km, a sexta etapa mais longa mas não com elevado grau de dificuldade, porquanto descerá da montanha de 700 metros até cerca dos 300 (ver quadro)