Nelson Oliveira, o único português em prova e a representar a Movistar, teve o azar de estar numa queda colectiva, a cerca de 3 km da chegada, mas não sofreu fermentos de maior, pelo que se mantém em prova.
Nesta etapa inicial da 107ª edição da mais consagrada prova mundial de ciclismo, Nelson viu ser-lhe atribuído o tempo de 3.46.23, que correspondeu ao 78º lugar da geral, na etapa ganha pelo norueguês Alexander Kristoff (Emirates), que terminou com 3.46.10, à frente do dinamarquês Mads Pedersen (a 4 segundos) e do holandês Cees Bol, a seis segundos, depois de uma corrida feita à chuva e com várias quedas pelo caminho.
Esta primeira etapa foi disputada entre Nice Moyen Pays e Nice, numa distância de 156 km, seguindo-se, este domingo, a ligação entre Nice Haut Pays e Nice, com 186 km.
Recorde-se que Joaquim Agostinho foi o melhor português de sempre, ao obter o 3º lugar na competição efectuada em 1979, seguido de José Azevedo quem em 2004, foi 5º classificado, sendo que Agostinho venceu quatro etapadas.
Alves Barbosa (1956) foi o primeiro português a tomar parte na prova francesa, tendo terminado em 10º lugar.
Acácio da Silva foi o único ciclista português a envergar a camisola amarela, jersey vestido durante cinco etapas.
Paulo Ferreira venceeu uma etapa (1984) ano em que o Sporting esteve presente, o que foi posteriormente feito por Rui Costa (2013), com duas vitórias.
Em 2019, três foram os portugueses a participar, com Rui Costa a obter o 53º lugar, Nelson Oliveira ficou no 79º e José Gonçalves no 128º posto.
Repetindo a presença este ano, fica-se na expectativa do que Nelson poderá conseguir nesta competição, que vai decorrer até ao dia 20 de Setembro, com a chegada em Paris.