Miguel Salgueiro obteve, esta quinta-feira, um muito bom nono lugar na prova de fundo para sub-23 do Campeonato da Europa de Ciclismo, em estrada, competição efectuada em Plouay (França).
Desta vez, a chuva fez-se convidada para a corrida de 136,6 quilómetros, tornando as estradas mais perigosas, obrigando a correr riscos para estar na discussão da corrida. Foi o que fez Miguel Salgueiro, que acelerou na descida mais perigosa do percurso, de modo a garantir uma boa colocação na entrada para o sprint final.
O corredor português cotou-se como um dos melhores elementos do pelotão que, todavia, não conseguiu anular por completo a fuga principal da jornada. Os três mais resistentes dessa escapada, formada a cerca de 40 quilómetros do fim, conquistaram o pódio.
O norueguês Jonas Iversby Hvideberg foi o mais forte e arrecadou o ouro, à frente do dinamarquês Anthon Charmig e do checo Vojtěch Řepa.
Salgueiro foi o nono classificado, a quatro segundos do vencedor. Guilherme Mota, 70º, a 55 s e Afonso Silva, 83º, a 2m52s, também terminaram a prova. Pedro Miguel Lopes, que integrou a fuga que viria a discutir as medalhas, acabou por abandonar, devido a cãibras.
Para o seleccionador nacional, José Poeira, “foi mais uma boa corrida da nossa jovem equipa. Apesar da falta de ritmo, conseguimos estar com os melhores, discutindo as posições cimeiras. Penso que o estágio prévio ao Europeu foi uma importante preparação. O Miguel esteve muito bem, arriscando quando foi necessário e entrando no sprint nas primeiras posições do pelotão, condição fundamental para se poder aspirar a um bom resultado”.
O Campeonato da Europa termina nesta sexta-feira, jornada em que Portugal terá quatro ciclistas em acção.
Beatriz Roxo e Daniela Campos partem às 8h00 para os 68,25 quilómetros da prova de fundo para juniores femininas, enquanto Fábio Fernandes e João Fernandes defendem as cores nacionais nos 109,2 quilómetros da corrida de juniores masculinos, a partir das 10h20.