Numa iniciativa impar, a Federação Portuguesa de Judo juntou os OCS e os judocas portugueses que vão ao Campeonato da Europa de Seniores 2012 num encontro no belo jardim do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa.
{jathumbnail off}A iniciativa pretendeu dar a conhecer os eleitos para representar as nossas cores na cidade russa de Chelyabinsk, contando com a presença de Dr. António Martins Borrego- Vice-Presidente da FPJ, Prof. Luís Monteiro, Director Geral Nacional.
Os responsáveis técnicos também estiveram presentes Michel Almeida e Rui Rosa, e as judocas Ana Hormigo (AJCUA) e Leandra Freitas (CDN) que vão participar na categoria de -48kg, Joana Ramos (SCP) na dos -52kg, Telma Monteiro (SLB) -57Kg e Yahima Ramirez (CPRM) nos -78Kg. Nuno Carvalho (JCPD)na categoria dos -60Kg, Diogo Lima (LGC) nos -81Kg representaram o sector masculino que ainda conta na comitiva com João Pina (SCP)na categoria dos -73Kg.
A selecção que representará Portugal neste Campeonato da Europa 2012 sendo a competição de judo mais importante do continente europeu, acrescida este ano como forma de obter os pontos para qualificação para os JO’s de Londres no Verão.
As prestações mais aguardadas permitem à FPJ ter como objectivos a chegada de Duas Medalhas, Um a Dois Lugares de Finalista (5º ou 7º Classificado), Um a Dois Lugares de Semifinalista (9º Classificado). Num claro objectivo de apuramento Olímpico, conseguindo 3 atletas cujos resultados teriam de passar pela conquista de medalhas – Ana Hormigo – Medalha de Prata, Diogo Lima – Medalha de Prata e Yahima Ramirez – Medalha Prata (ou possibilidade de ser apurada pela Quota da Europa).
Dos atletas que vão até à Rússia, Ana Hormigo conta já com 11 presenças em Europeus, a sua presença nesta prova é “com o objectivo de vencer combate a combate” para atingir o objectivo da judoca albicastrense disse “estou a treinar no máximo, estou a treinar bem…chegar lá fazer combate a combate e ir o mais longe possível, como faço sempre”. A judoca de Castelo Branco está confiante em atingir o seu objectivo os JO’s de Londres, mas para isso ” tenho de pontuar, para entrar nas 14 melhores, por isso tenho de chegar às medalhas, não vai ser fácil vão lá estar todas as que lutam por um lugar nos Jogos Olimpicos”.
Uma cara nova nestas andança é Nuno Carvalho, este vai ser o seu primeiro europeu de seniores, o judoca dos Açores está seguro do que vai fazer “vou encarar combate a combate, não vou como outras provas para tirar medalhas, vou tentar ganhar combate a combate”, sendo um jovem a sua presença na “podem contar com empenho e garra”. Nuno encontrou junto dos judocas mais antigos da selecção “o apoio que se encontra nas selecções” e encara esta sua participação com fruto do seu mérito e de todo o trabalho feito no clube e da ajuda de outros judocas. “tem mais do que capacidades de poder chegar aqui” assim se referia Nuno Carvalho aos judocas açorianos, num claro apoio no esforço deles para poderem chegar um dia a onde ele está hoje.
fazem parte da comitiva portuguesa o Árbitro Internacional Nuno Carvalho nomeado pelha UEJ para o Europeu e a Fisioterapeuta Claúdia Paiva.