Quinta-feira 26 de Novembro de 9468

Benfica e Sporting favoritos aos títulos nacionais

pistaatletismoEste sábado (15 de agosto) vão estar em disputa os títulos de campeão nacional, masculinos e femininos, das três divisões, numa “mega” organização, que envolve a utilização de pistas em seis associações distritais (Algarve, Aveiro, Braga, Lisboa, Madeira e São Miguel), as 48 equipas que garantiram o direito de competir nas três divisões. 

Na I divisão (masculinos) o Benfica, campeão consecutivamente desde 2011, apresenta-se com o objectivo de atingir o décimo título consecutivo (tem 31 no total), mas tem pela frente a equipa do Sporting, que no seu historial já alcançou 48 troféus de campeão nacional. Ainda na primeira divisão, competirão seis clubes de cinco associações distritais: Sporting de Braga (Braga), Juventude Vidigalense  (Leiria), Grecas (Aveiro), Casa do Benfica de Faro (Algarve), Água de Pena e Jardim da Serra (Madeira).

No lado feminino, o Sporting é a principal favorita ao troféu de campeão, o que poderá significar o 50º título das leoas em 78 anos de campeonatos, sendo que, desde 1995, o Sporting apenas perdeu um campeonato para o FC Porto (2010), com o Benfica (principal adversário) a deixar de apostar na formação feminina, mantendo ainda assim um nível elevado, com forte presença no pódio, a par de equipas como o Sporting de Braga e o Juventude Vidigalense, formações que também estão na primeira divisão. Destaque para a presença de três equipas da Madeira (Estreito, Jardim da Serra e Água de Pena), com o Estreito e o Jardim da Serra a poderem imiscuir-se na luta pelo pódio. A oitava formação a competir é o Grecas, de Aveiro.

Na segunda divisão, sem os campeões do ano passado (Benfica de Faro) em masculinos, a formação do Maia, em ambos os géneros, aparece como favorita (os homens nunca venceram, mas as maiatas já venceram a segunda divisão por três vezes). Competem ainda em masculinos, as equipas do Estreito, CA Seia, Campismo S. João da Madeira, Associação 20km de Almeirim, A. C. Póvoa de Varzim, Sobral de Ceira e Juventude Ilha Verde; e em femininos as formações do Marítimo, Eirense, Casa Benfica Faro, A C Póvoa De Varzim, Cucujães e ADREP.

Quanto à terceira divisão, está tudo em aberto, já que os campeões do ano passado (Srª do Desterro, em masculinos, e GD Diana, em femininos) não se conseguiram qualificar. Assim, competem em masculinos C A Baixa Banheira, Eirense, Mazarefes, Cucujães, Navais, Os Belenenses, Bela Vista e Areias de S. João. Em femininos competem Academia de Valdevez, União de Tomar, Ribeirinho, Trofa, Juventude Ilha Verde, CD Quarteira, Mazarefes e CD Póvoa.

Os resultados podem ser acompanhados em directo no site da Federação Portuguesa de Atletismo.

© 9468 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.