O Comité Olímpico de Portugal lançou o livro “Diário de Bordo – O teu guia para conhecer, disfrutar e respeitar o mar”, uma iniciativa da Fundação Ecomar, com a qual fez uma parceria.
A Fundação Ecomar é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objectivo educar e despertar a consciência, particularmente entre as crianças, pelo cuidado, respeito e conservação do planeta através da prática de desportos náuticos.
Foi fundada pela atleta olímpica espanhola de Vela, Theresa Zabell, em 1999, e, em Portugal, é dirigida pelo também olímpico Nuno Barreto. Vários atletas olímpicos portugueses de desportos ligados ao mar estão também envolvidos no projecto e nas actividades desenvolvidas.
O livro agora lançado pretende transmitir conhecimentos sobre as várias modalidades desportivas que se podem praticar no mar, ao mesmo tempo que se apela ao respeito e cuidado com o meio aquático, baseados nos Valores Olímpicos.
O COP é parceiro da Ecomar e do Projecto Bandeira Ecomar que atesta o cuidado e respeito pelo mar e pelo meio ambiente, dando aos clubes e escolas de vela o estatuto de educadores e formadores em hábitos de vida saudável, e que pode ser seguido no site https://fundacionecomar.org/pt.
O Comité Olímpico divulgou ainda que o Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do Instituto Universitário de Lisboa (IPPS-Iscte) organiza em 2021 um curso de especialização na prevenção primária do abuso sexual de crianças e adolescentes no desporto, cujas inscrições já estão abertas.
O Seminário é dirigido a psicólogos e irá decorrer em Janeiro e Fevereiro de 2021 através da plataforma Zoom.
No final da formação pretende-se desmistificar mitos e crenças associadas ao abuso sexual; identificar factores de risco, inibidores e facilitadores do processo de revelação; procedimentos de sinalização e objectivos de abordagem de prevenção primária.
As inscrições decorrem até 11 de Dezembro de 2020 e mais informações podem ser obtidas através de geral.ipps@iscte-iul.pt.