A edição de 2012 teve hoje a conferência de imprensa de apresentação onde contou com a presença das entidades envolvidas na organização a prova bem como alguns dos principais candidatos à vitória.
Carlos Catarino, da Junta de Freguesia de Quarteira deu as s boas vindas a todos que participam na prova – Triatlo Prof. Carlos Gravata.
Pela FPT o seu presidente José Luís Ferreira, sublinhou as excelentes condições de Quarteira para receber grandes eventos e receber a primeira Taça da Europa Júnior, fez elogios à parceria e ao trabalho desenvolvido com o Município de Loulé e com a Junta Freguesia de Quarteira.
Kathleen Smet, ex-atleta olímpica que aqui representou a European Triathlon Union, referiu a importância das provas de Quarteira no calendário internacional, já que, disputando-se a apenas 3 semanas do Campeonato da Europa de Eilat (Israel) constituem uma importante oportunidade competitiva para os atletas que ambicionam lutar pelas medalhas em Eilat.
Os participantes da prova aproveitam este dia para reconhecer os percursos a fazer, aproveitando todo o dia de hoje para o fazer, notando-se alguma incerteza em relação à influência das condições do mar no desenrolar da prova.
Também esta manhã alguns dos principais candidatos ao triunfo marcaram presença na apresentação do evento à comunicação social e aproveitaram para se questionar mutuamente pelo estado de forma e pela forma como trabalharam durante o defeso. O resultado dessa conversa é um vídeo interessante de assisitir:
e da meteorologia no decorrer da prova. Apesar disso, os triatletas nacionais transmitiram a ideia de que estão confiantes na obtenção de bons resultados individuais e que esperam que o trabalho de equipa contribua para isso.
silva_pais.jpg
Entre os masculinos, tanto Mario Mola (Espanha) como Vicent Luis (França), dois ex-vencedores da prova (2010 e 2011) elogiaram a equipa portuguesa e referiram a importânica de obterem bons resultados nesta, e nas próximas provas, por forma a integrarem as respectivas equipas nos Jogos Olímpicos de Londres.
peon.jpg
No sector feminino Anais Moniz diz esperar que o seu bom segmento de natação lhe permita integrar um grupo restrito, na companhia das atletas mais experientes e que, com a ajuda delas possa ganhar ganhar tempo no ciclismo. Na luta pelo título individual esperam estar Ainhua Murua (14ª do Ranking Mundial) e Carol Peón (vencedor da derradeira etapa da Taça do Mundo 2011). As duas elegeram Aileen Morrison (Irlanda) como uma das grandes candidatas ao triunfo.
Logo após a conferência de imprensa registamos as declarações de alguns dos portugueses que amanhã competem na Taça da Europa de Triatlo Elite: