Sexta-feira 24 de Novembro de 0045

ONU pede que desporto seja incluído nos planos de recuperação

COP-Nações Unidas-20.07Cento e dezoito países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais se inclui Portugal, solicitaram aos respectivos governos que incluam o desporto e a actividade física nos planos de recuperação pós-Covid-19 e que as estratégias nacionais para um desenvolvimento sustentável não deixem de fora o desporto.

Numa declaração conjunta sobre o impacto da pandemia nos sectores do desporto, actividade física e bem-estar, bem como no desenvolvimento pessoal, os países signatários do documento destacam a contribuição do desporto e da actividade física na promoção de áreas como a educação, desenvolvimento sustentável, paz, cooperação, solidariedade, inclusão social e saúde.

A iniciativa segue-se à da Comissão Europeia que, recentemente, convidou os Estados-Membros a utilizarem os fundos europeus para mitigar as consequências da pandemia no sector desportivo europeu.

Adicionalmente, os ministros do desporto dos 27 Estados-Membro já ratificaram a importância do desporto na sociedade durante a crise da pandemia e a necessidade de apoiar o sector na fase de recuperação.

O reagendamento de competições desportivas, como os Jogos Olímpicos em Tóquio, é, segundo a declaração do grupo das Nações Unidas, um símbolo de unidade e solidariedade no momento de recuperação da pandemia.

Num evento virtual realizado há alguns dias, o presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, afirmou que “o mundo pós-coronavírus vai beneficiar do desporto. E estamos prontos para contribuir para a sua nova forma, estamos prontos para tornar o mundo um lugar melhor através do desporto”.

Esta posição mundial foi divulgada, esta segunda-feira, pelo Comité Olímpico de Portugal no respectivo site.

 

© 0046 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.