As equipas (masculina e feminina) de Portugal conquistaram as medalhas de ouro, ao princípio da noite desta 3ª feira, nas competições colectivas dos Campeonatos Ibero-Americanos que estão a decorrer em Lisboa, vencendo a Espanha.
Na masculina, a formação composta por André Silva (venceu o espanhol Oriol Monzo por 3-0), Énio Mendes (derrotou Álvaro Robles por 3-1), Diogo Silva (perdeu para Endika Diez por 3-2), teve de recorrer a um novo triunfo de Énio (sobre Endika Diez, por 3-0) para Portugal conquistar o ouro, o que acontece pela segunda vez. O primeiro foi em 2010 em Sevilha (Espanha).
A medalha de prata foi para a Espanha, a de bronze para a Argentina e a formação B de Portugal (Diogo Chen, João Gonçalo e Jorge Costa) foi 4ª classificada.
Nas senhoras, o ouro também foi conquistado por Portugal, mercê das actuações de Ana Neves (venceu a espanhola Patrícia Fernandez por 3-0), Maria Xiao (venceu Paula Bueno por 3-2) e Cátia Martins (ganhou a Raquel Bonilla por 3-2), completando um 3-0 expressivo, ficando as espanholas com a prata.
A medalha de bronze foi conquistada pela equipa “B” de Portugal, com Ana Santos, Joana Mota e Mariana Gonçalves, depois de vencer Porto Rico por 3-2.
Esta quarta-feira dar-se-á início às competições individuais, com jogos a decorrerem no Pavilhão do Complexo Desportivo do Casal Vistoso.