Ao derrotar o Belenenses SAD no Estádio da Cidade do Futebol (Caxias), o Sporting deu mais um passo importante na conquista da terceira posição da Liga NOS, mantendo a vantagem de dois pontos sobre o Sporting de Braga.
No último encontro da 28ª jornada da competição, ainda que fosse o Belenenses a abrir o activo, os leões voltaram a ter Jovane Cabral como “fio condutor” para a conquista de golos, somando mais um bis e “dando cabo” de toda a concorrência como melhor marcador nesta “fase final” da Liga NOS 2019/2020.
Licá (9’) foi o autor do golo da SAD belenense depois de ter recebido a bola de Show, que aproveitou um “descuido” de Eduardo Quaresma, isolando-se a caminho da baliza de Maximiano e rematando para o golo ante a impossibilidade do guardião leonino lá chegar, dado que o esférico entrou junto ao poste.
Coates (21’), regressou aos golos de cabeça, depois de, no centro da grande área belenense, ter cabeceado a bola vinda dos pés de Jovane Cabral no seguimento da marcação de um pontapé de canto, com peso e medida para o central sportinguista.
Mantendo o crescendo atacante, Jovane Cabral (36’) colocou o Sporting a vencer (2-1), artista que fez um golo de belo efeito depois de, no ar, rematar, sem deixar cair no chão, a bola vinda de Ristovski, anichando-a na rede contrária, sem apelo nem agravo.
Ainda a “mandar” no jogo – e até como mais felicidade – Jovane Cabral (45+2’) aproveitou maus uma grande penalidade para chegar ao 3-1, valendo só à segunda vez, porquanto, na primeira, o árbitro apitou para a repetição por adiantamento do guardião antes da bola partir.
O intervalo chegou logo a seguir.
No segundo tempo, o equilíbrio manteve-se (53-47% para os leões), se bem que o Belenenses tivesse rematado mais (11 contra 10 do Sporting) mas com os leões a marcar mais golos, que é o mais importante de qualquer modalidade desportiva.
Com isto, o Sporting chegou aos 52 pontos (3º), depois do F. C. do Porto (67) e do Benfica (64), seguindo-se o Sporting de Braga (50), Famalicão (45), Rio Ave (44) e Guimarães (40), tornando a zona de apuramento para a Liga Europa mais vasta e, por isso, mais “quente”.
No próximo domingo, no primeiro encontro da 29ª jornada, o Boavista recebe (21h) o Santa Clara.