Jorge Grave o primeiro em acção
Jorge Grave foi o primeiro atleta português em acção na Taça da Europa de Lançamentos, que este sábado se iniciou na cidade de Bare (Montenegro).
O atleta luso enviou o disco a 57,90, obtendo ao 6º lugar no grupo B, que correspondeu ao 17º posto no conjunto dos dois grupos, onde estiveram presentes 24 atletas de cerca de três dezenas de países. O melhor foi o holandês Erik Cadee, com 64,09.
A classificação final colectiva é determinada pela soma da pontuação dos dois melhores atletas de cada país.
Portugal só apresenta dois atletas no lançamento do peso (masculino), com o recordista nacional Marco Fortes e Francisco Belo a actuar este domingo, tal como Tiago Aperta (dardo), Vânia Silva (martelo) e Irina Rodrigues (disco).
Registe-se que Irina Rodrigues, com 58,74 efectuados esta época, confirmou os mínimos para estar no Europeu de Helsínquia (Julho).
Em relação ao atletismo, lugar ao Campeonato Nacional de marcha, em estrada, que este domingo terá lugar na vila de Quarteira, prova que será a primeira de observação para os atletas que irão aos Jogos Olímpicos de Londres.
Para o caso, em especial, no caso dos 20 km femininos, onde existem quatro atletas (Susana feitor, Ana Cabecinha, Inês Henriques e Vera Santos) com mínimos quando o máximo de participação é de três por país.
As três primeiras estiveram no mundial do ano passado e Vera, com mínimos em 2011 (a melhor marca) não foi seleccionada.
O grande prémio de Rio Maior (14 de Abril) e a Taça do Mundo (12 e 13 de Maio) serão as outras duas provas de observação.
Ainda na marcha, de salientar a presença do português Luís Correia no grande prémio de Lugano (Itália), também na manhã deste domingo.