De acordo com o comunicado esta terça-feira publicado no seu site, a Liga Portugal deu conhecimento que decidiu promover à Liga NOS, das Sociedades Desportivas Clube Desportivo Nacional Futebol, SAD e Sporting Clube Farense – Algarve Futebol, SAD, assim como da despromoção ao Campeonato de Portugal das Sociedades Desportivas Clube Desportivo da Cova da Piedade – Futebol SAD e Casa Pia Atlético Clube – Futebol SDUQ, Lda.
A Direcção da Liga Portugal decidiu, também, aprovar a criação de um Fundo de Apoio aos clubes da LigaPro, por forma a atenuar os efeitos da paragem antecipada determinada e que terá o valor total de 1,52 milhão de euros, apurado dos seguintes mecanismos:
1. Fundo de Solidariedade 2019-20 – 550 mil euros – este valor resulta da cedência da taxa de televisão paga pelos clubes da Liga NOS;
2. Custos relativos à operação dos 90 jogos da LigaPro que não vão realizar-se – 500 mil euros;
3. Activação do Fundo de infra-estruturas: 2018-19 – 256 mil euros e 2019-20 – 214 mil euros, no total de 470 mil euros.
O Regulamento de acesso a este Fundo de Apoio será aprovado nos próximos dias e está previsto que a primeira metade do valor cedido às Sociedades Desportivas esteja disponível a 15 de Maio.
A este valor adiciona-se um milhão já cedido pela Federação Portuguesa de Futebol, referente ao Fundo de Infra-estruturas, perfazendo o total de 2,52 milhões de euros, que serão atribuídos, de forma equitativa, no valor de 180 mil euros para cada uma das 14 sociedades desportivas da LigaPro, exceptuando as equipas B e as sociedades desportivas promovidas ao primeiro escalão.
Desta reunião resultou ainda outra medida de apoio negociada pela Liga Portugal com a SABSEG e que prevê a suspensão de pagamento dos seguros de acidentes de trabalho dos jogadores dos clubes da LigaPro, a partir de 18 de Março, data em que foi declarado o Estado de Emergência no país, o que constitui um apoio extra a estas Sociedades Desportivas, que se soma ao ontem divulgado para as da Liga NOS.
Nesta reunião, de carácter extraordinário, estiveram presentes por videoconferência todos os elementos que compõem o elenco directivo, como são os casos dos representantes do Benfica, FC Porto, Sporting, Tondela, Gil Vicente, Leixões, Mafra, Cova da Piedade e FPF.