A um ano do Campeonato da Europa Absoluto de Judo (2021), que se cumprirá de 30 de Abril a 2 Maio, no Altice Arena (Lisboa) a Federação Portuguesa de Judo iniciou a contagem decrescente com um spot que conta com a presença de vários atletas da Selecção Nacional.
Os atletas, que neste momento estão literalmente em casa, assinalam a data com a mensagem de que “Daqui a um ano o melhor judo volta a ser em nossa casa. Desta vez estaremos juntos”.
Este é um dos maiores eventos que Lisboa recebe em 2021, ano em que é Capital Europeia do Desporto.
A prova rainha do calendário europeu de Judo, contará com cerca de 400 judocas de 40 países que, com o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio para o próximo ano, ganha outra importância.
O “peso” da prova, relativamente ao ranking olímpico, ainda é desconhecido, mas parece certo que será decisiva para a presença em Tóquio 2021, mormente em relação aos portugueses, considerando que combatem ante milhares de adeptos lusos.
Esta é a segunda vez que Portugal recebe o evento, após ter organizado a edição de 2008 (que antecedeu os Jogos Olímpicos de Pequim, competição onde os nossos representantes conquistaram quatro Medalhas (ouro para João Neto e bronze para Ana Hormigo, Pedro Dias e Yahima Ramirez).
Segundo Jorge Fernandes, Presidente da Federação Portuguesa de Judo, “o europeu de Judo do próximo ano será certamente um dos maiores, senão o maior evento de Lisboa como capital europeia do desporto. Após este período que estamos a atravessar, acredito que voltaremos a ter um evento internacional de grandes dimensões, até porque se realizará antes dos Jogos Olímpicos e tudo indica que será a última e grande oportunidade para muitos países qualificarem os seus atletas. As dimensões e condições do Altice Arena também devolvem a todos a segurança e confiança necessária para vivermos e desfrutarmos a 100% de uma memorável competição”.
Na última edição do europeu, em Tel Aviv (Israel’2018), estiveram presentes 380 Atletas em representação de 44 Países.
Com o público português a mostrar como é que se apoia, os representantes lusos terão, por certo, um ambiente formidável para confirmarem a sua real categoria e, também, aumentarem a representação nos Jogos Olímpicos.