De acordo com a notícia divulgada, esta sexta-feira, pela Federação de Andebol de Portugal, a Federação Europeia de Andebol (EHF) decidiu cancelar o Play-Off para o Mundial, em virtude da pandemia do COVID-19, e atribuir os respectivos lugares da qualificação europeia, na qual se integra a selecção de Portugal, que ainda não estava apurada.
Os play-offs da 1ª e 2ª ronda, do Campeonato do Mundo (que irá decorrer entre 14 a 31 de Janeiro de 2021, no Egipto) foram cancelados, pelo que, com base no ranking final do Euro 2020, a EHF decidiu que Eslovénia, Alemanha, Portugal, Suécia, Áustria, Hungria, Bielorrússia, Islândia, República Checa e França estão qualificadas para o Mundial, a que se Juntam a Espanha, Croácia e Noruega que já estavam qualificadas como as melhores três equipas do EHF Euro 2020.
Ausente da fase final do Mundial desde 2003, quando Portugal organizou este evento, Portugal volta a estar presente entre a fina flor mundial, sem dúvida um justo prémio pelo extraordinário trabalho desenvolvido ao longo das várias fases de apuramento no decorrer do europeu de 2020, onde garantiu o 6º lugar, o melhor lugar de sempre na história do Andebol português em europeus.
Para Miguel Laranjeiro, presidente da Federação de Andebol de Portugal, “esta indicação de Portugal para o Mundial do próximo ano resulta do excelente desempenho da nossa Selecção no Europeu de Janeiro último. É mais do que merecida e o Andebol português está de parabéns. Agora, depois do Europeu 2020, estamos no Mundial 2021. Parabéns a todos os que tornaram isto possível. Estamos a viver momentos difíceis para todos, mas estas notícias deixam-nos confiantes no futuro da modalidade.”
Entretanto, as seis equipas europeias que disputam o Torneio Pré-Olímpico (Alemanha, França, Noruega, Portugal, Eslovénia e Suécia) jogarão as respectivas qualificações para o Euro’2022, em coordenação com a Federação Internacional de Andebol para que não se acrescentem novas semanas internacionais.
O sorteio para a qualificação acontecerá no dia 16 de Junho próximo e a Federação Europeia de Andebol fornecerá mais detalhes nessa altura. As decisões finais sobre o Torneio Pré-Olímpico são da responsabilidade da Federação Internacional de Andebol (IHF) e toda a informação será lançada pela IHF em coordenação com o Comité Olímpico Internacional