A European Athletics – responsável pela organização do europeu de Atletismo em Paris, marcado para 25 a 30 de Agosto próximo – decidiu, esta quinta-feira, cancelar o evento em apreço, de acordo com uma notícia divulgada no seu site e que a Federação Portuguesa de Atletismo inseriu na sua página na internet.
A decisão de cancelar os campeonatos foi tomada pelo Comité Organizador e pela Federação Francesa de Atletismo, numa reunião extraordinária do Comité Executivo realizada após uma reunião com todas as autoridades francesas relevantes.
A European Athletics e Paris 2020 avaliaram todas as opções possíveis para a realização do campeonato ainda este ano, conforme planeado, mas isso mostrou-se inviável após um estudo de viabilidade da situação actual, que tem como base a pandemia provocada pelo Covid-19, com a França a passar ainda por uma fase bastante instável.
“Esperávamos, nestes tempos difíceis, oferecer aos atletas, fãs e parceiros europeus um grande evento de atletismo a ser realizado no final deste verão. Infelizmente, fomos informados pelo LOC e pela FFA de que, após reuniões com as autoridades nacionais e locais de saúde e segurança pública francesas relevantes, não havia condições para a sua realização em agosto”, segundo a European Athletics difundiu em comunicado.
“Embora lamentemos o anúncio do cancelamento dos Campeonatos Europeus de Atletismo, vale a pena reiterar que, nesses tempos sem precedentes, a saúde e a segurança de todas as partes interessadas, dos atletas, fãs, oficiais, parceiros e todos os que estão ligados ao nosso desporto, são fundamentais. Sempre faremos o que for melhor para os membros da nossa família de atletismo e para o público em geral”, de acordo com a parte final do comunicado da organização do atletismo europeu.