“e-Sports, o Desporto em Mudança?” dá título à obra que acaba de ser lançada no mercado livreiro, em ambiente online, face ao contexto criado pela pandemia da Covid-19, segundo notícia veiculada no site do Comité Olímpico de Portugal.
O livro reúne um conjunto de textos, com edição de José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico de Portugal, e Maria Machado, gestora do projecto Viver o Desporto – Abraçar o Futuro, também do COP, que pretende reflectir sobre as linhas de discussão abertas pela implantação crescente dos jogos electrónicos, quando se questiona até se podem ser enquadrados enquanto modalidade adequada a integrar o programa desportivo dos Jogos Olímpicos.
“Independentemente da resposta a dar à questão”, segundo escreve José Manuel Constantino no prefácio deste livro, “sobreleva uma outra” (…) “que é a de saber quais as consequências do uso compulsivo deste tipo de dispositivos e eventuais comportamentos aditivos que estimula e se isso é compatível com uma narrativa que o desporto sempre invocou de ser um elemento formativo ao serviço do desenvolvimento humano.”
O livro é composto por artigos subscritos por vários especialistas do desporto nacional, em várias áreas, que se descrevem:
1.Pode o e-sport ser incluído no conceito de desporto?, Duarte Araújo
2. Conceito de Desporto, Manuel J. Coelho-e-Silva, Diogo Martinho, João Valente-dos-Santos, Robert M. Malina
3. Desporto: IT ou BIT?, Pedro Manuel-Cardoso
4. Os e-sports: realidade e desafios, Pedro Sequeira, António Lopes
5. São os e-sports desporto? Breve análise jurídica, Alexandre Miguel Mestre
6. Devem os e-sports ser considerados Desporto? Ana Santos
7. e-Sports: do silêncio ao desporto, Paulo Martins
8. A organização internacional dos e-sports, Rui Alexandre Jesus.
9. e-Sports: invasores ou legítimos descendentes do Desporto contemporâneo? Rui Proença Garcia, Antonino Pereira, Luísa Ávila da Costa
10. Integridade dos e-sports. A colisão iminente num ecossistema em rápida mudança?, João Paulo de Almeida, Joana Gonçalves
11. Jogo online “entre o normal e o patológico”, Assunção Neto, Rita Magalhães
12. e-Sports, desporto contemporâneo. Exigências psicológicas, rendimento e saúde mental, João Lameiras, Ana Bispo Ramires
13. e-Sports: A síntese sobre as motivações e os desafios, Maria João Andrade
14. Das salas de arcada às grandes arenas desportivas mundiais: o caminho flamejante dos e-sports, Ricardo Alexandre Correia.
Pela panóplia de “experts” envolvidos e pelos temas abordados, por certo que a abordagem de cada um poderá dar um sinal diferente do que será o Desporto no futuro, quiçá a curto prazo, quem sabe (talvez os Deuses do Olímpico saibam) se não poderemos ver uns Jogos Olímpicos via e-sports.
Com tanta movimentação – e o desporto é um “mar” imenso de alternativas – não se sabe o que poderá acontecer.
Mas o regresso ao “desporto de cadeira” é que não se pode verificar!
O livro é vendido ao preço de 18 euros no site da Omniserviços.