Segundo a notícia divulgada pela Federação Portuguesa de Atletismo, o português José Carlos Santos foi nomeado director-geral da referida Associação, enquanto o norte-americano Bob Crownley foi eleito presidente.
José Carlos Santos é um dos membros fundadores desta entidade e era actualmente o seu vice-presidente. Com a criação deste novo cargo, a ITRA mostra-se empenhada em crescer, de acordo com o que foi divulgado na página de Facebook desta entidade. José Carlos Santos passará a ser o responsável pela gestão das questões diárias da ITRA, liderando a equipa e o quotidiano da instituição.
O dirigente português, que também foi um dos fundadores da Associação de Trail Running de Portugal (ATRP), em 2012, e nomeado técnico nacional pela Federação Portuguesa de Atletismo e pela ATRP, tendo dirigido a selecção nacional de trail desde 2016, ano em que esta se apresentou no Campeonato do Mundo no Gerês, reagiu a esta nomeação afirmando que “este é um momento emocionante para o nosso desporto. Estou muito motivado para ajudar a orientar a ITRA, para oferecer novos e mais serviços para os nossos atletas e organizadores. Nos próximos meses e anos, teremos a oportunidade de tornar a ITRA ainda mais relevante para os praticantes de trail running em todo o mundo.”
Recorde-se que José Carlos Santos, além deste seu percurso a nível associativo, é praticante de trail running desde 1995, tendo concluído desafios de topo internacional, entre os quais o Ultra Trail du Mont-Blanc.
Quanto a Bob Crowley, o novo presidente da ITRA, natural do estado da Califórnia, iniciou-se no trail running em 1990 e, nas duas décadas seguintes, completou mais de 100 provas de ultra-distância, incluindo as icónicas 100 milhas da Western States, Hardrock 100 e Tor des Géants.