Sábado 19 de Abril de 2025

SIGA desenvolve programa para Jovens e Protecção à Criança no Desporto

SIGA-COP-logoA Aliança Global de Integridade no Desporto (SIGA) está a mobilizar a indústria desportiva nos Estados Unidos, Canadá e Caribe, com o objectivo de desenvolver Padrões Universais para o Desenvolvimento da Juventude e a Protecção da Criança no Desporto.

Liderada pela SIGA América, a iniciativa é conduzida por uma “task force” de alto nível, composta por especialistas de uma ampla gama de partes interessadas, incluindo organizações desportivas, governamentais e de atendimento a jovens, com foco na América Latina, Europa, África e Ásia.

Também está previsto um processo de consulta mais amplo para garantir o envolvimento das autoridades policiais nacionais e internacionais, instituições internacionais, organizações parentais, jovens atletas, universidades e outras partes interessadas.

As principais organizações que integram a referida “task force” incluem, entre outras de renome internacional, a Major League Baseball; Conselho do Presidente do Desportos, Fitness e Nutrição (EUA); Comité Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos; Fundação Laureus EUA; Universidade George Washington; Fundação Nacional de Fitness (EUA); Centro de Excelência em Coaching dos EUA; SHAPE América; Centro dos EUA para SafeSport; Associação Internacional de Desporto e Cultura da América do Norte; Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas; Spirt of Trust (Canadá); Conselho de Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde, Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA; e

Associação Caribenha de Comités Olímpicos Nacionais.

Os Padrões Universais da SIGA abrangerão quatro áreas principais: recrutamento, treino, educação e protecção de crianças e jovens atletas no desporto. À luz da actual pandemia global de coronavírus, o tópico da saúde dos atletas também está previsto nesses novos padrões globais.

Emanuel Macedo de Medeiros, CEO da SIGA e Presidente e CEO da SIGA AMERICA, salientou que “todo o mundo parece ansioso para ver o desporto voltar aos recintos desportivos. Quando isso acontece, devemos garantir que todas as crianças e jovens possam desfrutar de um ambiente desportivo saudável e seguro, livre de corrupção, discriminação e abuso físico, mental e emocional. Jovens atletas não são “activos”; eles são seres humanos vulneráveis ​​e precisam de salvaguardas especiais ”.

O CEO da SIGA adiantou ainda que “O desporto Juvenil, nos EUA e em todos os lugares, precisa urgentemente de um conjunto robusto de padrões que as organizações desportivas, academias de treino, treinadores e outras pessoas importantes envolvidas no processo de desenvolvimento da juventude devem aderir e cumprir. Esta é uma prioridade absoluta para o SIGA e respectivos membros ”.

A SIGA já desenvolveu padrões universalmente reconhecidos sobre boa governança, integridade financeira e integridade das apostas desportivas. Uma vez concluídos, os padrões tornar-se-ão parte do Sistema de Classificação e Verificação Independente (SIRVS) da SIGA, no qual as organizações desportivas que podem avaliar o seu desempenho em relação aos padrões com a assistência independente da British Standards Institution (BSI), uma organização reconhecida mundialmente que ajuda pessoas e organizações que fazem da excelência um hábito.

Esta é a sétima de um conjunto de trinta medidas e iniciativas de reforço anunciadas e desenvolvidas pela SIGA como parte da nova campanha global da Aliança #SIGASTRIVES.

Katherine Anderson, Directora de Compliance para a Protecção de Jovens da Major League Baseball, acredita que “que é nossa responsabilidade compartilhada criar um ambiente seguro e de apoio para jovens atletas e promover um envolvimento ao longo da vida no desporto. Ao compartilhar as políticas e estratégias de implementação na nossa programação juvenil de beisebol e softbol e colaborar com meus colegas, acredito que podemos fazer grandes progressos na criação de padrões de protecção universal para organizações desportivas juvenis.”

Ju’Riese Colon, CEO do US Center for SafeSport, acrescentou que “agora, mais do que nunca, é fundamental que tenhamos políticas e práticas de segurança para proteger os atletas. O Center for SafeSport dos EUA aplaude as equipas, ligas desportivas e organizações que continuam a considerar a segurança dos atletas como principal prioridade. Juntos, podemos acabar com o abuso no desporto.”

Kristen Dieffenbach, Presidente do Centro de Excelência em Coaching dos EUA, referiu que “os treinadores são essenciais e influentes em todos os níveis do desporto, especialmente para jovens e adolescentes atletas. Os treinadores podem ter um impacto positivo na qualidade da experiência, no tempo de envolvimento e no nível de desenvolvimento de habilidades esportivas, sendo também responsáveis ​​por criar ambientes seguros e apoiar o desenvolvimento geral de jovens jogadores. Dada a complexidade e a importância do papel do treinador desportivo juvenil, a USCCE acredita que é essencial que as organizações de liderança desportiva sigam as directrizes de melhores práticas para preparação e contratação de técnicos desportivos e que forneçam educação baseada em padrões para treino e suporte contínuo ao desenvolvimento que são específicos para as necessidades de desenvolvimento dos jovens atletas. ”

Kelsey Erickson, Directora do SafeSport para o Ciclismo, ficou “honrada por fazer parte desta “task force” crítica. A implementação e a aplicação de padrões universais de protecção à juventude no desporto são fundamentais para garantir que os jovens tenham uma experiência desportiva segura e agradável. O desporto tem uma maneira única de quebrar barreiras, unir diversas populações e trazer o melhor das pessoas; através desses padrões, esperamos oferecer essa oportunidade para jovens de todo o mundo.”

Lisa Delpy Neirotti, Professora Associada e Directora dos Programas de Gerenciamento Desportivo (BBA, MS e MBA), da Escola de Administração da Universidade George Washington, vincou que “trabalhar neste grupo têm sido uma experiência incrível com uma ampla gama de especialistas, de jovens a desportos profissionais. As directrizes serão extremamente úteis para pequenos programas comunitários de desporto juvenil para órgãos e ligas nacionais de desporto. Os princípios são aplicáveis ​​a todos, mas sabemos que a implementação varia. Nosso objectivo é garantir que todos estejam cientes das melhores práticas e sejam incentivados a se esforçar em direcção a esses padrões. ”

Por último, dos “experts” contactados, Clay Walker, diretor executivo da Fundação Nacional de Fitness dos EUA, salientou que “como instituição de solidariedade social do Conselho de Desporto, Fitness e Nutrição, a National Fitness Foundation tem a tarefa de gerar apoio público e privado para a nova política de saúde pública da Estratégia Nacional de Desporto e Juventude. Servir como membro neste grupo da SIGA dá à Fundação a oportunidade de aprimorar o seu trabalho de políticas públicas, promovendo padrões e políticas que melhorem a experiência geral do desporto juvenil. ”

Sem dúvida, mais um passo em frente da SIGA na luta por um melhor e mais saudável desporto, que conseguiu cumprir mais uma medida que, pelo tempo fora, irá provar que é indispensável que a juventude – a fonte de alimento do futuro – tenha mais ferramentas para combater o que de mau tem alguma parte do desporto, em todo o mundo.

© 2025 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.