Nacional de Crosse
Como se esperava, o Maratona Clube de Portugal conquistou os títulos (masculino e feminino) de campeão nacional de corta mato, nas competições este domingo realizadas em Albufeira, já que é a única que detém a maioria dos melhores atletas nacionais.
No masculino, Manuel Damião chamou a si o título individual, vencendo com 35.58, suplantando na recta final o seu companheiro de equipa Rui Teixeira (36.01), sendo José Rocha, também do Maratona, o terceiro classificado (36.12).
Em termos colectivos, o Benfica somou apenas 12 pontos, contra 33 do Conforlimpa e 56 do Maia, entre as 17 equipas que pontuaram.
Em termos gerais, o triunfo nesta corrida – 35º Crosse Internacional do Algarve – pertenceu ao queniano Kiprono Menjo (35.40) à frente do etíope Mohamed Burka (35.44)
No sector feminino, Dulce Félix (Maratona) confirmou o título, chegando ao fim no tempo de 26.33, e muito à frente da sua companheira de clube Anália Rosa (26.59) e de Carla Salomé Rocha (Sporting), que registou 27.01.
Por equipas, o Maratona também somou 12 pontos, tendo o Sporting de Braga ficado em segundo (49) e a ADERCUS em terceiro (72). Pontuaram apenas mais duas equipas.
A queniana Correti Jepkoech venceu folgadamente a prova, com 26.05, à frente da lituana Yelena Prokopchuka (26.29).
Nos juniores, Samuel Barata e Adrião Rodrigues (Benfica) foram os dois primeiros enquanto que no feminino o título foi conquistado por Silvana Dias (União da Várzea), seguida da sua companheira de equipa Catarina Gonçalves.