A Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (UL) e a Asociación Iberoamericana de Educación Acuática Especial e Hidroterapia (AIDEA), vão realizar o I Congresso Internacional de Actividades Aquáticas (CIAA Lisboa2020), que decorrerá nos dias 29 a 31 de Maio de 2020.
Com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e da Federação Portuguesa de Natação, o CIAA2020 decorrerá no Complexo de Piscinas do Estádio Universitário e na reitoria da UL.
Com quatro grandes áreas de trabalho – a reabilitação aquática, o fitness aquático, desporto aquático adaptado e adaptação ao meio aquático/educação, o CIAALisboa 2020 é um congresso inclusivo e de características bastante eclécticas, onde a forte componente científica
encontrará o equilíbrio com trabalhos de características técnico – pedagógicas.
Os trabalhos iniciar-se-ão no dia 29 de Maio, com os cursos pré-congresso, seguidos da cerimónia de abertura, conferências e comunicações.
No dia 30, após um programa repleto de conferências, workshops e master classes, decorrerá a Noite de Gala do CIAALisboa 2020, pelas 20h.
No dia 31, além de vários momentos de partilha de conhecimento, o CIAALisboa 2020 terá uma actividade comunitária em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e Associação de Pais e Amigos da Criança com Doença Mental e a cerimónia de encerramento aberta ao público, com a demonstração de Natação Artística pelas equipas da Gesloures e Clube do Município de Odivelas.
Todas as informações sobre o programa, submissão de trabalhos para comunicações orais, prémios de carreira e científicos e os modos de inscrição podem ser consultados no site da Faculdade de Motricidade Humana.
Mais perto, a FMH levará a efeito a terceira edição do Go4Training, cujas inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (28 de Fevereiro), com o curso a decorrer de 3 a 24 de Março.
O Go4Training consiste num programa integrado de formação digital profissional para a identificação e prevenção da sarcopenia, da fragilidade e do risco de quedas nas pessoas idosas.
Trata-se de condições que evidenciam o défice muscular como determinante comum e com consequências severas para o individuo, para a família e para a sociedade cuja identificação e prevenção é urgente. O Go4Training pretende capacitar profissionais para este tipo de intervenção com pessoas idosas (65+) e em particular com pessoas muito idosas (80+).