Ao derrotar (4-1) a Itália, na Ronda de Elite, este domingo, a selecção portuguesa de Futsal conseguiu vencer o grupo A onde estava inserido e, com isso, garantir a presença no mundial da modalidade, que se desenrolará na Lituânia ainda este ano.
Com o Pavilhão dos Desportos Municipal da Póvoa de Varzim repleto, Fábio Cecílio colocou Portugal na liderança do marcador ao enviar a bola (11’) para o fundo da baliza, tendo Pany Varela elevado para 2-0 (17’), resultado com que se chegou ao intervalo, depois de Ricardinho ter iniciado os ataques que deram origem a uma bola que bateu nos dois postes mas não entrou.
No segundo tempo, a formação transalpina arriscou com guarda-redes avançado e Portugal soube sofrer e defender, ainda que ao minuto 39 Ricardinho tivesse tido a arte e a manha de marcar por duas vezes num espaço de vinte segundos de jogo, colocando Portugal com uma vantagem “saudável” de quatro golos.
No mesmo minuto ainda, a formação italiana reduziu por Sergio Romano (40′).
Portugal alinhou com o cinco inicial composto por André Sousa, Bruno Coelho, João Matos, Ricardinho (Cap) e Cardinal.
Jogaram também: Edu, André Coelho, Nilson, Tiago Brito, Fábio Cecílio, Miguel Ângelo, Pany e Pedro Cary.
Erick foi o único jogador não utilizado.
A Itália entrou com Stefano Mammarella, Marco Ercolessi (Cap), Murilo, Alex Merlim e Mauro Canal.
Foram suplentes Francesco Molitierno, Victor Mello Rossi, Sergio Romano, Angelo Schininà, Carmelo Musumeci, Massimo De Luca, Marcelo, Julio De Oliveira e Paolo Cesaroni.