Numa iniciativa para o desenvolvimento do Corfbol no norte do país decorre no Porto uma acção intitulada “Porto Cidade Mista” que tem o seu arranque já este sábado dia 18.
Porto Cidade Mista, emerge da nova estratégia da Federação Portuguesa de Corfebol de paralelamente ao desenvolvimento desportivo da modalidade, fomentar actividades de âmbito social, orientadas para a população em geral, e que tirem partido das características singulares da modalidade.
O Corfebol sendo a única modalidade desportiva colectiva mista, possui um enorme potencial co-educacional no domínio da igualdade de género, da sociabilização, integração e cooperação.Indo de encontro à satisfação de um dos grandes compromissos da Federação Portuguesa de Corfebol, com os seus associados de uma sustentável expansão da modalidade no Norte do país, o Porto surge como o ponto central das actividades, que assinalarão o inicio desta nova estratégia a três tempos:
1. Levar ao conhecimento da população do Porto em geral, num ambiente descontraído a apresentação das técnicas e equipamentos base, escolhendo os locais de aglomeração ou de abundante passagem dos habitantes da cidade, desde já calendarizado para três datas distintas até ao Verão: 19 de Fevereiro, 7 de Abril, 1,2 e 3 de Junho de 2012.
2. A divulgação junto dos clubes e colectividades de desporto e recreio da cidade, interessando-os pela constituição de núcleos de prática que evoluam para equipas que formem uma divisão regional federada num futuro próximo.
3. Eleger a cidade para oportunamente ser palco de eventos desportivos da modalidade oferecendo a experiência de contacto com o mais alto índice de técnica e competitividade.
As acções públicas destinam-se à população em geral animadas pela participação de jovens em idade escolar para o efeito convocados, num cenário montado no dia 19 de Fevereiro, junto ao metro da Trindade, simulando campos de jogo de Corfebol, com cestos, postes e bolas.
Dinamizando estas acções estarão 14 monitores de Corfebol constítuídos por atletas das equipas da primeira e segunda divisões dos principais clubes federados que ensinando as regras básicas da modalidade, desafiarão a população para pequenos exercicios de competição.
Serão formados vários grupos que irão cumprir um programa de treino. Cada grupo será composto por cerca de 15 a 20 crianças e terá a duração cerca de 40 minutos de Corfebol.