Ao vencer (1-0) o Boavista, no Bessa, o Famalicão granjeou mais três pontos e mantém a terceira posição na principal competição futebolística nacional, tendo o Sporting bem colado (a um ponto) depois de vencer em Setúbal, numa partida que passou a integrar a “história” do fair-play em Portugal.
O Famalicão merece um maior destaque porquanto jogou 89 minutos com apenas 10 jogadores, atendendo a que o seu guardião, Defendi, foi expulso no primeiro minuto após ter derrubado Paulinho, fora da área, num erro “colossal” mas que só acontece porque existe competição a alto nível e num momento em que não pressentiu as consequências do acto cometido.
O único golo da partida foi obtido por Toni Martinez (84’), no seguimento de um contra-ataque promovido pelo Famalicão, tendo a bola seguido para Martinez – que tinha entrado há poucos minutos – que surgiu isolado frente ao guardião Helton e marcou para a vitória final.
Em Setúbal – com o caso da gripe que terá afectado quase toda a equipa setubalense – o Sporting venceu (3-1) numa partida que originou o corte de relações entre os dois emblemas, o que não devia acontecer, por todos os motivos e mais alguns, para bem do futebol e do desporto em geral.
João Meira (Setúbal) foi o marcador do primeiro golo da partida (27’), quando tentou desviar um passe entre dois jogadores dos leões, tendo introduzido a bola na sua própria baliza. Uma situação imprópria proveniente de uma falta de concentração. O que se paga “caro”.
Tanto mais que o Sporting, sete minutos depois, chegou ao 2-0, por intermédio de Bruno Fernandes, na marcação de uma grande penalidade, que deixaram muitas dúvidas quiçá a todos que viram as imagens televisivas, porquanto parece não ter existido qualquer contacto entre o avançado sportinguista e o defesa setubalense. Tema de debate para os “experts” da arbitragem, incluindo o VAR, que tem estado na “berra”.
Carlinhos (63’) ainda reduziu para 2-1 mas Bruno Fernandes acabou por fechar o resultado (3-1) a passe de Rafael Camacho, quando marcou pela segunda vez, no tempo de descontos (90+4’).
Na outra partida este sábado realizada, Portimonense e Paços de Ferreira empataram (0-0) em Portimão.
A 16ª jornada encerra-se este domingo com os jogos Gil Vicente-Belenenses SAD (15h00), seguindo-se o Marítimo-Guimarães (17h30) e o Sporting de Braga-Tondela (20h00).