Vanina Oliveira foi a primeira portuguesa a competir na 3.ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno, que estão a decorrer na cidade suíça de Lausanne.
Vanina participou na prova de Super-G de Esqui Alpino, conseguindo o 28.º lugar. A prova foi ganha pela suíça Amelie Klopfenstein com o tempo de 56.27 segundos, seguindo-se Caitlin McFarlane, de França, a oito centésimos, e Noa Szollos, de Israel, com mais nove centésimos.
Depois da sua estreia, a atleta estava satisfeita com o resultado desta sexta-feira: “Consegui um bom resultado e estou contente com o meu desempenho, porque consegui fazer um top 30 numa disciplina onde costumo competir menos. Estou focada agora no Slalom do Combinado, que se realiza este sábado”.
O tempo de 59.10 segundos, que lhe valeu o 28.º lugar nesta prova Super-G conta ainda para a classificação da prova de Combinado Alpino, que termina amanhã com a disciplina de Slalom. Esta prova tem início marcado para as 11h30 (hora de Portugal continental) e a portuguesa será a terceira na ordem de partida.
Manuel Ramos, o outro jovem português em competição, continua a sua preparação para a estreia, na segunda-feira, na prova de Slalom Gigante.