Uma notícia veiculada por Maria Constanza Pedraza, membro da AIPS, dá conta que, cinco meses passados do início (e até final) dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o Comité Executivo dos Desportos do Panam divulgou a Tabela Oficial de Medalhas, depois de conhecidos os resultados dos controlos de dopagem efectuados nesta importante competição continental.
No total, foram colectadas 1.905 amostras, sendo 1.652 de urina e 253 de sangue, dos quais 15 tiveram resultado positivo.
Entre as mudanças mais importantes estão a descida da Argentina ao sexto lugar (era 5ª), as duas medalhas de bronze que o Peru acrescentou, o que significa um total de 41 e o novo nono lugar da República Dominicana.
“Fomos muito cuidadosos com a questão do doping nos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, respeitando todos os protocolos e processos correspondentes. Após a reunião do Comité Executivo, aprovámos oficialmente as decisões da Comissão Disciplinar e as respectivas desqualificações dos atletas envolvidos, o que gerou as mudanças indicadas. Com isso, fechamos a tabela de medalhas dos nossos Jogos ”, salientou o secretário geral dos Desportos da Panam, Ivar Sisniega.