Pista Coberta
Sendo as equipas mais coesas (e que ainda apostam na modalidade a sério) em termos nacionais, o Benfica e o Sporting dominaram as competições efectuadas em Pombal, entre ontem e este domingo, tendo ocupado os dois primeiros lugares.
Neste apuramento – cuja classificação final só será conhecida esta 2ª ou 3ª feira, após conhecimento dos resultados das duas fases – disputado entre 91 clubes (54 masculinos e 37 femininos), estava em jogo a definição dos oito primeiros para a final da I Divisão e mais oito para a II Divisão, em competições a efectuar daqui a quinze dias.
Entre outros resultados de boa valia, referência especial para o alcançado pelo marchador João Vieira (Sporting) que, ao fazer 19.08,84 nos 5.000 metros, obteve a melhor marca mundial do ano. A sua companheira, Vera Santos (também do Sporting) fez o excelente tempo de 12.35,12 nos 3.000 metros marcha, ainda o melhor tempo mundial deste ano.
Entretanto, lá por fora realizaram vários torneios, com a presença de alguns dos melhores atletas mundiais, tendo em vista a presença no mundial de pista coberta, a realizar em Istambul (Turquia), entre 9 e 11 de Março próximo, onde Portugal deverá apresentar até uma dezena de atletas, dependendo ainda da realização dos europeus e, mais tarde, os jogos olímpicos.
Em Nova Iorque, no Madison Square Garden, no U.S. Open, destaque para os 4,52 de Jilian Schwartz no salto com vara (feminino); os 5,64 de Asafa Powel nos 50 metros e dos 2,29 de Jesse Williams no salto em altura.
Na Republica Checa, num torneio apenas de salto em altura, destaque para o russo Aleksey Dmitrik, que saltou 2,35.
Em Antuérpia (Holanda), a campeã mundial Anna Chicherova transpôs a fasquia colocado a dois metros, no decorrer da Gala do Salto em Altura.
Em Glasgow (Escócia), o britânico Mo Farah venceu os 1.500 metros com 3.39,03, enquanto o russo Pavel Trenikhin ganhou os 400 metros com 46,68.
No que respeita à estrada, destaque para a excelente vitória (e tempo) da japonesa Risa Shigetomo na Maratona de Osaka (Japão), com 2.23.23, em prova efectuada a uma temperatura de cinco graus positivos. Risa cumpriu a meia maratona em 1.10.58 e a segunda parte em 1.12.05. A russa Tetyana Gamera-Shmykro foi segunda (2.24.46) e a japonesa Azusa Norigi foi terceira (2.24.57).