No segundo dia do 11º Congresso Nacional de Educação Física, esta sexta-feira, no Centro de Artes e Espectáculos (CAE) da Figueira da Foz, cumpriu-se o segundo dia do evento que regista a presença de cerca de meio milhar de Professores, Treinadores e Técnicos, cujo objectivo é “Avaliar para Melhorar”.
Focado nas áreas de Educação Física, Treino Desportivo e Exercício e Saúde, o segundo dia do evento contou com Conferências, Painéis de Discussão, Comunicações Livres e Workshops, salientando-se a Conferência “Avaliar no Treino Desportivo”, moderada pelos Professores Luís Rama e Amândio Santos, da FCDEF – UC, com um painel composto pela Treinadora de Ginástica do SC Porto – Cristina Gomes, pelo Treinador de Rugby Rui Carvoeira e pela Treinadora de Futebol do Sporting Susana Cova.
A manhã terminou na Escola Secundária Joaquim de Carvalho, com a realização dos últimos 16 Workshops, com prelectores de referência, que abordaram várias temáticas inseridas nas três áreas do Congresso.
Ao início da tarde foi apresentado o Livro ‘Manual Ultimate e Desportos de Disco nas Escolas’, da autoria de José Amoroso.
A Sala de Exposições do CAE recebeu a primeira de sessão de comunicações Livres e apresentação de posters, que foi sucedida pela Conferência “Avaliar no Exercício e Saúde” que teve a moderação de Maria João Almeida (FCDEF-UC) e de Lorena Corras Gómez (Universidade de Málaga) e contou com as intervenções de Rui Marques (PHIVE Health & Fitness Centers), Nuno Correia (Co-fundador e Gerente do Ginásio The Strength Clinic) e Rui Martins (FCDEF-UC). No final da conferência, a SPEF lançou o seu novo Livro ‘Avaliação em Educação Física: Perspectivas e desenvolvimento’.
Durante a tarde realizaram-se três Seminários que decorreram em simultâneo, nomeadamente sobre ‘Manipulação das competições desportivas (Match fixing)’, com os prelectores do Comité Olímpico de Portugal, João Paulo Almeida e Joana Gonçalves, sobre ‘Liderança e comunicação em alto rendimento’, com Norberto Alves (EB Martim de Freitas – UD Oliveirense) e sobre ‘Alimentação como elemento da actividade física’ apresentada por Alain Massart (FCDEF-UC).
O mítico Jogador de Futebol de Praia do Sporting C.P. e Capitão da Selecção Nacional, Madjer, e a Vereadora da Câmara Municipal da Figueira da Foz – Mafalda Azenha, falaram sobre ‘Os Desportos de Praia na Figueira da Foz’.
O simpósio sobre ‘Monitorização da Educação Física, Desporto e Actividade Física’ incidiu na apresentação de dois projectos europeus: Marcos Onofre, com o Projeto EuPEO (European Physical Education Observatory), coordenado em Portugal pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, e Paulo Rocha esteve em representação do Instituto Português do Desporto e Juventude, que coordena o Projeto EUPASMOS (European Union Physical Activity and Sport Monitoring System).
O evento chega ao fim este sábado, começando a manhã na Sala de Exposições do CAE com a segunda Sessão de ‘Comunicações Livres e Posters’. A última Conferência tem início às 11h00 com o tema ‘Avaliar na Educação Física’, contando com a moderação de Ana Faro (FCDEF-UC) e Victor López Pastor (Universidade de Valladolid – Espanha) e um Painel de Discussão composto por António Miranda (ES Avelar Brotero – Coimbra), André Gonçalves (Colégio Pedro Arrupe – Lisboa) e João Comédias (Faculdade de Educação Física – ULHT).
O 11º Congresso Nacional de Educação Física encerra oficialmente com uma Sessão que conta com a presença de Nuno Ferro (Presidente da SPEF), Avelino Azevedo (Presidente do CNAPEF) e José Ferreira (Presidente da FCDEF – UC).
Lorena Corras Gómez (Universidade de Málaga), teve oportunidade de salientar que “em Málaga, estamos neste momento focados na investigação da saúde de crianças e adolescentes e na comparação entre os níveis de actividade física e as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Os componentes da condição física são determinantes para conseguir um nível de saúde optimizado e consegui-la manter ao longo da vida. Os níveis de actividade física não são bons em Espanha nem no resto da Europa, não é suficiente nem cumprem as recomendações básicas para a saúde e exercício físico.”
Susana Cova, treinadora da equipa de Futebol do Sporting salientou que “durante a minha intervenção, tive oportunidade de realçar que a nível de Treino passamos muito tempo a Avaliar, no sentido de melhorar todo o processo relativo a todas as jogadoras com quem trabalhamos, mas também relativo a nós próprios. É um leque de gente que está envolvida, para ter o melhor rendimento possível.”
Miguel Nery, professor na FMH, referiu que “esta mensagem de Ética no Desporto é importante para os mais jovens, mas também para os mais velhos. Eu penso que há várias situações que são normalizadas e, muitas vezes, colaboramos para essas situações, quanto mais não seja pela passividade. Temos de pensar sobre a violência, discriminação e todas as diferentes formas de abuso no desporto e em como podemos criar um meio mais inclusivo.”
O 11º CNEF é organizado em conjunto pelo Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e, este ano, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e pela Associação representativa dos Professores de Educação Física da região de Coimbra
(APPEFIS).