O melhor português de sempre no Ténis, João Sousa, e o futebolista fabuloso que foi Luís Figo, foram as estrelas que desfilaram, perante uma juventude numerosa, instalada no antigo Museu dos Coches, no Palácio de Belém, na sequência do programa “Desportistas no Palácio de Belém”, acção leva a cabo pelo Presidente da República.
De manhã e de tarde, nesta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa teve oportunidade fazer a apresentação destas duas figuras do desporto nacional (um no activo e outro no “passivo”) e, ao mesmo tempo, permitir que os alunos questionassem os desportistas na forma e sobre o que entenderam.
Mais ou menos curiosidade por parte de uns e de outros, que ouviram de viva voz um conjunto de informações de grande impacto quanto ao desporto português, em termos nacionais e no estrangeiro.
Depois de Rosa Mota e do judoca Jorge Fonseca, João Sousa e Luís completaram o primeiro terço de desportistas presentes, faltando ainda oito até final do ano, de acordo com o Programa “Desportistas no Palácio de Belém”, que teve início no passado dia 8 deste mês de Outubro e que decorrerá até 10 de Dezembro próximo.
Estas acções tem como objectivo aprofundar o interesse dos jovens pelas diferentes modalidades desportivas, através de encontros e momentos de diálogo entre alunos e desportistas, cujo trabalho muito tem contribuído para a valorização social da prática desportiva e prestigiado o nosso país.
Os encontros, que decorrem, preferencialmente, às terças-feiras no Palácio de Belém, terão aproximadamente uma hora de duração e contam com a participação de 14 atletas de 12 modalidades, estando na ordem de “apresentação” Ângelo Girão (Hóquei em Patins), Elisabete Jacinto (Automobilismo), Frederico Morais “Kikas” (Surf), Joana Pratas (Vela), Miguel Oliveira (Motociclismo), Nelson Évora (Atletismo – triplo salto), Patrícia Mamona (Atletismo – triplo salto), Telma Monteiro (Judo) e Ticha Penicheiro (Basquetebol).
Em cada sessão estarão presentes alunos de várias turmas de escolas públicas ou privadas.
Com esta iniciativa, realizada em colaboração com o Comité Olímpico de Portugal, o Presidente da República sublinha a importância das políticas de promoção do desporto e da actividade física, enquanto contributo para o desenvolvimento equilibrado das pessoas e das sociedades contemporâneas.