A Selecção Nacional feminina de sub17 garantiu, esta sexta-feira, a qualificação para a Ronda de Elite de acesso ao Europeu 2020, após vitória por 4-0 frente à Letónia.
A jogar perante o público português, no Estádio da Madeira, a equipa das Quinas dominou a partida desde os instantes iniciais e não tirou os olhos da baliza contrária, para garantir a vitória com o máximo de golos possíveis.
Aos 24 minutos, a formação lusa colocou-se em vantagem na transformação de uma grande penalidade. Ana Assucena converteu na perfeição o castigo máximo, que penalizou uma entrada dura da formação de leste sobre a capitã Maria Negrão.
Na segunda parte, Inês Oliveira saltou do banco para assinar um ‘hat-trick’ na ficha do jogo com golos aos 66’, 75 e 90+2’.
Passam à Ronda de Elite, recorde-se, os dois primeiros classificados de cada grupo mais os quatro melhores terceiros. Com os seis pontos já conquistados na primeira fase de qualificação, Portugal lidera provisoriamente o Grupo 11 (com mais um jogo), garantindo que será, no mínimo, um dos quatro melhores terceiros dos grupos em acção, que também passam à derradeira fase de qualificação.
No outro jogo do Grupo 11, a Holanda venceu a selecção de Israel por 2-0, somando também o segundo triunfo na qualificação. As holandesas irão, assim, lutar com a selecção portuguesa pelo primeiro lugar, na terceira jornada marcada para 28 de Outubro, segunda-feira, no Estádio do Marítimo.