Terça-feira 24 de Novembro de 5091

EDP Maratona de Lisboa com estrelas para resultados de “top”

EDP Maratona de Lisboa 2019Cerca de 25.000 é o número de participantes do conjunto de provas que complementam a jornada da manhã deste domingo no que respeito ao atletismo na cidade de Lisboa, com relevo para a LUSO Meia Maratona cuja partida é em cima da Ponte Vasco da Gama e da EDP Maratona de Lisboa que terá início em Cascais, ambas com chegada na Praça do Comércio.

Ano após, os recordes de participantes de atletas nacionais e internacionais têm sido batidos, o que é um sinal do impacto que estes eventos têm a nível mundial.

Na LUSO Meia Maratona, que comemora a 30ª edição, os inscritos são quatro vezes mais do que na primeira edição (1989), salientando-se que, no caso das mulheres, dos 5% registadas na edição inaugural a percentagem passou para 40%, o que é sintomático.

No lado dos estrangeiros, que começaram com menos de 400, o número atinge agora os 3.700, o que também um dado importante a registar, sendo que para a maratona estão previstos 6.000, mais 8.500 para a meia-maratona e 7.500 na EDP Minimaratona.

Em termos de atletas de gabarito, a armada africana é a principal “força” para liderar as operações, quer no masculino como no feminino.

No masculino, salientam-se os quenianos Stephen Chemlany, com o recorde pessoal a 2.06.24 e o compatriota Samuel Wanjiku, com 2.08.21, recorde pessoal que conseguiu na edição de 2014, quando venceu em Lisboa.

Depois, existe mais uma dezena com marcas pessoais na ordem das 2.09.00, prometendo espectáculo até final, se bem que tudo dependa das condições atmosféricas que estejam no percurso, na prova que se inicia pelas 8 horas da manhã, em Cascais, com chegada prevista à Praça do Comércio cerca das 10h10.

No feminino, destaque para a etíope Fatuma Sado (2.24.26 como melhor marca) e a sua compatriota Eschase Dalasa (2.26.27) sejam as mais favoritas.

Na meia maratona, o queniano Jorum Okombo (58.48) surge na liderança, tendo por perto o eritreu Amanuel Mesel (1.00.10) e os ugandeses Thomas Ayeko (1.00.26) e Daniel Rotich (1.00.59).

Anuncia-se a presença de Jéssica Augusto para testar as suas capacidades, depois de uma lesão, com vista à presença na Maratona dos Jogos Olímpicos de 2020, tendo com uma excelente parceira Catarina Ribeiro, que poderá dar uma ajuda preciosa.

A Mini-Maratona terá chegada no Parque das Nações, depois do “passeio” pela Ponte Vasco da Gama, onde a animação também será um ponto forte.

Se não chover e o vento for suave, os bons tempos finais serão uma realidade, com possibilidade de se alcançarem os recordes da competição.

 

© 5092 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.