Termina esta terça-feira a primeira edição dos I Jogos Mundiais de Praia Doha’2019 com a previsão de lugares de honra nas finais na disciplina de Lutas, para as quais estão apurados dois lutadores portugueses, ainda que possam ser mais alguns que possam vencer as meias-finais marcadas também para este dia, o último em que Portugal entrará a competir.
Os finalistas já conhecidos são Isabel Rodrigues (-60 kg) e Edmilson Gomes (-80 kg), podendo estes lutadores também estar na competição final de grupos, cujas fases de grupos se iniciam na manhã deste dia 15.
Nesta segunda-feira, Rafael Domingos participou na prova de aquatlo, onde obteve a 16ª posição, com cerca de dois minutos de atraso para o vencedor, o espanhol Kevin Viñuela.
A luta foi a modalidade que apurou mais atletas portugueses para esta competição e estreou-se com quatro dos seis apurados.
No sector feminino Carmen Vieira (-50kg) e Sónia Brázio (-70kg) não conseguiram vencer nenhum dos seus combates na fase de grupos. Hugo Passos (-70kg) – que se lesionou no segundo combate – e Adão Silva (-90kg) venceram um dos seus combates da ronda de grupos, insuficiente para avançar para a fase seguinte da competição.
Na fase de grupos (-50kg femininos) – Carmen Vieira derrotada por 0-4 contra Kamila Silva (Brasil); derrota por 0-3 contra Miesninnei Genesis (Nigéria); derrota por 0-4 contra Emine Cataloglu (Turquia); derrota por 0-3 contra Jacqueline Eleno (Equador).
Na fase de grupos (-70kg femininos) – Sónia Brázio derrota por 0-4 contra Gabriella Sleisz (Hungria); derrota por 0-3 contra Brenda Santos (Brasil); derrota por 1-3 contra Kezban Akcin (Turquia); derrota por 1-3 contra Adina Popescu (Roménia).
Ma fase de grupos (-70kg masculinos) – Hugo Passos vitória por 5-0 contra Nawien Bepat (Suriname); derrota por 0-5 contra Niko Arouzmanidis (Grécia); derrota por não comparência por lesão contra Stefan Coman (Roménia).
Na fase de grupos (-90kg masculinos) – Adão Silva derrota por 0-3 contra Muhammad Inam (Paquistão); derrota por 0-5 contra Murat Ozkan (Turquia); vitória por 3-0 contra Kanan Aliyev (Azerbeijão); derrota por 0-3 contra Dato Marsagishvili (Geórgia).