Catarina Costa foi a melhor portuguesa no início do Grand Slam de Brasília (Brasil), que se iniciou este domingo, ao conquistar a medalha de ouro na categoria de -48 kg, depois de uma competição irrepreensível.
Começou por vencer a brasileira Laura Ferreira (ippon), seguindo nova vitória sobre a chinesa Yanan Li (ippon), vencendo o grupo C com apuramento directo para a meia-final.
Aqui chegada, Catarina derrotou a alemã Katharina Menz (ippon) e, na final, derrubou a brasileira Gabriela Chibana (ippon), alcançando um ouro de grande impacto.
Com este resultado, Catarina pode subir mais uns lugares no ranking mundial, encontrando-se na 12ª posição.
Joana Ramos e Telma Monteiro, conseguiram dois excelentes quintos lugares, depois de várias vitórias em que ficaram à porta das medalhas.
Joana (- 52 kg) venceu a chinesa Liping Liu (ippon) mas perdeu com a japonesa Natsum Tsunoda (ippon).
Na repescagem, ganhou à israelita Gefen Primo (ippon) mas perdeu com a brasileira Eleudis Valentim (ippon) garantindo a quinta posição.
Telma (- 57 kg), teve o mesmo percurso: venceu a costa-marfinense Zouleiha Dabonne (ippon), perdendo para a britânica Nekoda Sunythe-Davies (ippon). Nas repescagens, derrotou a sérvia Jorana Rogic (ippon), tendo voltado a perder mas com a brasileira Rafaela Silva (ippon).
No masculino, evidência para Rodrigo Lopes da Costa (-60 kg), que obteve um excelente quinto lugar, tendo vencido o argentino Hernan Birbrier (ippon) e o ucraniano Artem Lesiuk (ippon), mas fechando o grupo a perder com o brasileiro Eric Takabataku (ippon).
Nas repescagens, venceu o equatoriano Lenin Preciado (ippon) mas perdeu com o russo Islam Yashuev por Ippon e waza-ari, já que Rodrigo também tinha alcançado um ippon.
Filipe Cruz (- 60 kg), perdeu com o brasileiro Allan Kuwabara (ippon) e foi eliminado, o mesmo sucedendo a João Crisóstomo (- 66 kg), que também foi eliminado no primeiro combate ao perder com o marroquino Imad Bassou (ippon).
O torneio prossegue esta segunda-feira e termina na terça.